Guia da Semana

No dia 09 de julho é comemorado o Dia da Revolução Constitucionalista, movimento contra a ditadura de Getúlio Vargas, realizado em 1932.

Para quem não vai conseguir emendar o feriado e vai ficar na cidade, a dica é curtir as diversas atrações que vão acontecer na terra da garoa. Por isso, o Guia da Semana fez um roteiro com passeios imperdíveis para curtir em São Paulo durante o feriado de 9 de julho:


SHOWS


Foto: Globo/Fábio Rocha


PALCO DO SAMBA

No dia 8 de julho, segunda, o Espaço das Américas recebe o show Palco do Samba, que contará com apresentações de Reinaldo, Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Vou pro Sereno e Xande de Pilares.

QUANDO: segunda, às 22h


SIMONE NO TEATRO PORTO SEGURO

No dia 9 de julho, terça-feira, a cantora Simone sobre ao palco do Teatro Porto Seguro para cantar Ivan Lins. Ligados desde o início dos anos 1970, quando Simone gravou a canção "Chegou a Hora", de Ivan Lins, as carreiras desses dois ícones da MPB se cruzaram muitas vezes.

QUANDO: terça, às 21h


SEMANA MUNICIPAL DO ROCK

De 6 a 14 de julho, ocorre na cidade de São Paulo a Semana Municipal do Rock. A ação acontece em diversas em casas de cultura e centros culturais de São Paulo e conta com programação especial no centro de da cidade no dia 13. Ao todo, serão cerca de 50 atrações em 25 pontos.

QUANDO: segunda e terça [ver programação]


DIA DO ROCK NO CHARLES EDWARD

A comemoração tem início no dia 08. Apesar de ser uma segunda-feira, a casa abrirá para receber Piero Vieira, cantor multi-instrumentista. Já na terça, dia 09, quem se apresenta é Allan Ashfield e sua banda, com hits do pop rock nacional e internacional.

QUANDO: segunda e terça, a partir das 18h

GASTRONOMIA


Foto: Shutterstock


FESTIVAL DE SOPAS NO MAKSOUD PLAZA

De 10 de junho e 10 de agosto ocorre o tradicional Festival de Sopas do Maksoud Plaza, no restaurante 150 Maksoud. Durante o período, hóspedes e visitantes poderão apreciar os 13 sabores de caldos preparados para o festival e os acompanhamentos do buffet.

QUANDO: segunda a sábado, das 19h às 23h


EXPOSIÇÕES


Foto: Divulgação


O MUSEU MAIS DOCE DO MUNDO

Entrar em uma piscina de marshmallows, entrar um donut gigante, pular numa grande batedeira e acompanhar uma esteira de cookies saindo do forno, tudo em um grande labirinto cor-de-rosa. Essa é a proposta do Museu Mais Doce do Mundo, que fica em São Paulo até o dia 18 de agosto, em uma casa no bairro dos Jardins.

QUANDO: até 18 de agosto [para datas e horários clique aqui]


BJöRK DIGITAL

Até o dia 18 de agosto, Björk Digital fica em cartaz no Museu da Imagem e Som. A mostra é um projeto de realidade virtual de Björk – cantora islandesa conhecida por explorar os limites da vanguarda misturando música, arte visual e tecnologia – em colaboração com alguns dos maiores artistas visuais do mundo, como Andrew Thomas Huang e Jesse Kanda.

QUANDO: de terça a sábado, das 10h às 20h | domingos e feriados, das 10h às 19h

FILE 2019

O Centro Cultural Fiesp recebe a 20ª edição do FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), que tem como proposta destacar iniciativas inovadoras que unem arte e tecnologia. Em 2018, o evento foi eleito uma das maiores exposições mundiais de arte e arte contemporânea pela publicação The Art Newspaper.

QUANDO: de terça a sábado, das 10h às 22h | domingo, das 10h às 20h [até 11 de agosto]


ENTRA QUE LÁ VEM HISTÓRIA

A exposição comemorativa de 50 Anos da TV Cultura, “Entra que Lá Vem História”, fica em cartaz no Shopping Eldorado até o dia 22 de setembro. A mostra, cujo nome faz referência a um dos quadros do programa infantil educativo “Rá-Tim-Bum", exibido pela emissora entre 1990 e 1994, conta com mais de 40 ambientes dedicados a cerca de 50 atrações da emissora, como Vila Sésamo, Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó, Quintal da Cultura; Roda Viva, Viola, Minha Viola e muito mais.

QUANDO: de terça a sexta-feira, 12h às 22h [até 22 de setembro]


NA CIDADE


Foto: Shutterstock


FESTA JUNINA DA PORTUGUESA

Até 20 de julho ocorre a Festa Junina da Portuguesa 2019. Assim como nas edições passadas, a festança acontece no Estádio do Canindé contará com muitas comidas típicas e grandes atrações musicais. No feriado é dia de Sorriso Maroto, Turma do Pagode, Hungria, Jerry Smith.

QUANDO: terça, às 18h


► FÉRIAS NO INSTITUTO BUTANTAN

O Instituto Butantan, um dos maiores centros de Pesquisa Científica do Brasil, promove em julho uma semana especial de férias com 24 atividades gratuitas para estimular o interesse por Ciência e Patrimônio Histórico. Nesta edição, o Férias no Butantan terá, dentre as atividades gratuitas, o planetário, o Celularium e uma parede de escalada inspirada no sistema linfático. O macacário também estará aberto para a visitação.

QUANDO: 9 a 14 de julho [terça a domingo] das 9h às 17h

PASSEIOS PRÓXIMOS A SÃO PAULO


Foto: Shutterstock


FESTIVAIS DE INVERNO

Os Festivais de Inverno costumam deixar a estação mais fria do ano ainda mais gostosa. Além de oferecem música de qualidade e uma gastronomia pra lá de deliciosa, eles ainda incentivam os paulistanos a saírem de casa para explorar as cidades próximas a São Paulo.


VINÍCOLAS PRÓXIMAS A SÃO PAULO

Os amantes de vinho não têm do que reclamar: São Paulo possui roteiros imperdíveis para quem aprecia a bebida. Além de conhecer lugares novos, o passeio se torna uma oportunidade de realizar experiências inusitadas, como colher uva do pé, passear por parreirais, degustar vinhos e queijos - sem mencionar as deliciosas comidas que esses estabelecimentos fornecem.


PASSEIOS PRÓXIMOS A SÃO PAULO

Se você está em busca de roteiros legais para o feriado e não quer gastar muito, uma boa dica é aproveitar os dias de descanso para visitar cidades incríveis e próximas a São Paulo. A bota notícia? Todos os destinos que listamos contam com atividades divertidas.


PASSEIOS COM CRIANÇAS PRÓXIMOS A SÃO PAULO

Nada melhor do que aproveitar o feriado para curtir um momento bacana com as crianças, né? A boa notícia é que existem muitas atrações próximas à capital em que é possível ter um dia divertido em família e ainda por cima quebrar a rotina.

SÉRIES

Foto: Netflix//Divulgação

Se você prefere curtir o feriado em casa, o Guia da Semana também tem boas dicas de séries para você assistir, seja na Netflix, HBO, FOX+ ou Prime Video. Em clima de Stranger Things, talvez você queira saber se a terceira temporada, que estreou essa semana, vale a pena. Ou talvez você esteja procurando por algo novo - sem problemas, vale a pena conferir novidades da HBO como Los Espookys ou a brasileira da Netflix O Escolhido.

Aproveitando que o feriado é longo, você também pode explorar séries como Dark, que acaba de ganhar uma segunda temporada, ou a elogiada série argentina O Jardim de Bronze, da HBO, ou ainda se aventurar pelo mundo dos spin-offs. Vale a pena também dar uma olhadinha nas séries que prometem ganhar um Emmy, se não neste ano, no próximo, como Big Little Lies e Years and Years.

Caso essas dicas não sejam suficientes, aqui vai mais algumas:

+ 10 séries batidas que realmente valem a pena
+ O que você precisa saber sobre a terceira temporada de “La Casa de Papel”
+ Saiba tudo sobre “Os Últimos Czares”, da Netflix
+ Saiba tudo sobre “Aruanas”, nova série original Globoplay
+ 20 séries não originais Netflix para você ver na plataforma

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 9 Jul 2019.