Guia da Semana
Na Cidade
Por Redação Guia da Semana

O que fazer em São Paulo no feriado de 9 de julho de 2019

De shows a exposições imperdíveis, saiba o que fazer em São Paulo durante os dias de descanso.

Foto: Shutterstock | Fabio Rocha/Globo | Divulgação (via assessoria de imprensa)

No dia 09 de julho é comemorado o Dia da Revolução Constitucionalista, movimento contra a ditadura de Getúlio Vargas, realizado em 1932.

Para quem não vai conseguir emendar o feriado e vai ficar na cidade, a dica é curtir as diversas atrações que vão acontecer na terra da garoa. Por isso, o Guia da Semana fez um roteiro com passeios imperdíveis para curtir em São Paulo durante o feriado de 9 de julho:


SHOWS


Foto: Globo/Fábio Rocha


PALCO DO SAMBA

No dia 8 de julho, segunda, o Espaço das Américas recebe o show Palco do Samba, que contará com apresentações de Reinaldo, Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Vou pro Sereno e Xande de Pilares.

QUANDO: segunda, às 22h


SIMONE NO TEATRO PORTO SEGURO

No dia 9 de julho, terça-feira, a cantora Simone sobre ao palco do Teatro Porto Seguro para cantar Ivan Lins. Ligados desde o início dos anos 1970, quando Simone gravou a canção "Chegou a Hora", de Ivan Lins, as carreiras desses dois ícones da MPB se cruzaram muitas vezes.

QUANDO: terça, às 21h


SEMANA MUNICIPAL DO ROCK

De 6 a 14 de julho, ocorre na cidade de São Paulo a Semana Municipal do Rock. A ação acontece em diversas em casas de cultura e centros culturais de São Paulo e conta com programação especial no centro de da cidade no dia 13. Ao todo, serão cerca de 50 atrações em 25 pontos.

QUANDO: segunda e terça [ver programação]


DIA DO ROCK NO CHARLES EDWARD

A comemoração tem início no dia 08. Apesar de ser uma segunda-feira, a casa abrirá para receber Piero Vieira, cantor multi-instrumentista. Já na terça, dia 09, quem se apresenta é Allan Ashfield e sua banda, com hits do pop rock nacional e internacional.

QUANDO: segunda e terça, a partir das 18h

GASTRONOMIA


Foto: Shutterstock


FESTIVAL DE SOPAS NO MAKSOUD PLAZA

De 10 de junho e 10 de agosto ocorre o tradicional Festival de Sopas do Maksoud Plaza, no restaurante 150 Maksoud. Durante o período, hóspedes e visitantes poderão apreciar os 13 sabores de caldos preparados para o festival e os acompanhamentos do buffet.

QUANDO: segunda a sábado, das 19h às 23h


EXPOSIÇÕES


Foto: Divulgação


O MUSEU MAIS DOCE DO MUNDO

Entrar em uma piscina de marshmallows, entrar um donut gigante, pular numa grande batedeira e acompanhar uma esteira de cookies saindo do forno, tudo em um grande labirinto cor-de-rosa. Essa é a proposta do Museu Mais Doce do Mundo, que fica em São Paulo até o dia 18 de agosto, em uma casa no bairro dos Jardins.

QUANDO: até 18 de agosto [para datas e horários clique aqui]


BJöRK DIGITAL

Até o dia 18 de agosto, Björk Digital fica em cartaz no Museu da Imagem e Som. A mostra é um projeto de realidade virtual de Björk – cantora islandesa conhecida por explorar os limites da vanguarda misturando música, arte visual e tecnologia – em colaboração com alguns dos maiores artistas visuais do mundo, como Andrew Thomas Huang e Jesse Kanda.

QUANDO: de terça a sábado, das 10h às 20h | domingos e feriados, das 10h às 19h

FILE 2019

O Centro Cultural Fiesp recebe a 20ª edição do FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), que tem como proposta destacar iniciativas inovadoras que unem arte e tecnologia. Em 2018, o evento foi eleito uma das maiores exposições mundiais de arte e arte contemporânea pela publicação The Art Newspaper.

QUANDO: de terça a sábado, das 10h às 22h | domingo, das 10h às 20h [até 11 de agosto]


ENTRA QUE LÁ VEM HISTÓRIA

A exposição comemorativa de 50 Anos da TV Cultura, “Entra que Lá Vem História”, fica em cartaz no Shopping Eldorado até o dia 22 de setembro. A mostra, cujo nome faz referência a um dos quadros do programa infantil educativo “Rá-Tim-Bum", exibido pela emissora entre 1990 e 1994, conta com mais de 40 ambientes dedicados a cerca de 50 atrações da emissora, como Vila Sésamo, Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó, Quintal da Cultura; Roda Viva, Viola, Minha Viola e muito mais.

QUANDO: de terça a sexta-feira, 12h às 22h [até 22 de setembro]


NA CIDADE


Foto: Shutterstock


FESTA JUNINA DA PORTUGUESA

Até 20 de julho ocorre a Festa Junina da Portuguesa 2019. Assim como nas edições passadas, a festança acontece no Estádio do Canindé contará com muitas comidas típicas e grandes atrações musicais. No feriado é dia de Sorriso Maroto, Turma do Pagode, Hungria, Jerry Smith.

QUANDO: terça, às 18h


► FÉRIAS NO INSTITUTO BUTANTAN

O Instituto Butantan, um dos maiores centros de Pesquisa Científica do Brasil, promove em julho uma semana especial de férias com 24 atividades gratuitas para estimular o interesse por Ciência e Patrimônio Histórico. Nesta edição, o Férias no Butantan terá, dentre as atividades gratuitas, o planetário, o Celularium e uma parede de escalada inspirada no sistema linfático. O macacário também estará aberto para a visitação.

QUANDO: 9 a 14 de julho [terça a domingo] das 9h às 17h

PASSEIOS PRÓXIMOS A SÃO PAULO


Foto: Shutterstock


FESTIVAIS DE INVERNO

Os Festivais de Inverno costumam deixar a estação mais fria do ano ainda mais gostosa. Além de oferecem música de qualidade e uma gastronomia pra lá de deliciosa, eles ainda incentivam os paulistanos a saírem de casa para explorar as cidades próximas a São Paulo.


VINÍCOLAS PRÓXIMAS A SÃO PAULO

Os amantes de vinho não têm do que reclamar: São Paulo possui roteiros imperdíveis para quem aprecia a bebida. Além de conhecer lugares novos, o passeio se torna uma oportunidade de realizar experiências inusitadas, como colher uva do pé, passear por parreirais, degustar vinhos e queijos - sem mencionar as deliciosas comidas que esses estabelecimentos fornecem.


PASSEIOS PRÓXIMOS A SÃO PAULO

Se você está em busca de roteiros legais para o feriado e não quer gastar muito, uma boa dica é aproveitar os dias de descanso para visitar cidades incríveis e próximas a São Paulo. A bota notícia? Todos os destinos que listamos contam com atividades divertidas.


PASSEIOS COM CRIANÇAS PRÓXIMOS A SÃO PAULO

Nada melhor do que aproveitar o feriado para curtir um momento bacana com as crianças, né? A boa notícia é que existem muitas atrações próximas à capital em que é possível ter um dia divertido em família e ainda por cima quebrar a rotina.

SÉRIES

Foto: Netflix//Divulgação

Se você prefere curtir o feriado em casa, o Guia da Semana também tem boas dicas de séries para você assistir, seja na Netflix, HBO, FOX+ ou Prime Video. Em clima de Stranger Things, talvez você queira saber se a terceira temporada, que estreou essa semana, vale a pena. Ou talvez você esteja procurando por algo novo - sem problemas, vale a pena conferir novidades da HBO como Los Espookys ou a brasileira da Netflix O Escolhido.

Aproveitando que o feriado é longo, você também pode explorar séries como Dark, que acaba de ganhar uma segunda temporada, ou a elogiada série argentina O Jardim de Bronze, da HBO, ou ainda se aventurar pelo mundo dos spin-offs. Vale a pena também dar uma olhadinha nas séries que prometem ganhar um Emmy, se não neste ano, no próximo, como Big Little Lies e Years and Years.

Caso essas dicas não sejam suficientes, aqui vai mais algumas:

+ 10 séries batidas que realmente valem a pena
+ O que você precisa saber sobre a terceira temporada de “La Casa de Papel”
+ Saiba tudo sobre “Os Últimos Czares”, da Netflix
+ Saiba tudo sobre “Aruanas”, nova série original Globoplay
+ 20 séries não originais Netflix para você ver na plataforma


Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 9 Jul 2019.

Mais notícias

Confira o melhor da programação grátis e virtual em agosto de 2020

Na Cidade

'Botafogo Xperience' é opção de empreendimento charmoso no bairro de Botafogo, no Rio de janeiro; saiba tudo!

Na Cidade

Exposições imperdíveis para conferir em agosto de 2020

Na Cidade

13 exposições de arte brasileira para conferir online

Na Cidade

LEGO inaugura loja certificada em São Paulo; saiba tudo!

Na Cidade

Tour virtual: 10 pontos turísticos de São Paulo para conhecer online

Na Cidade