Guia da Semana

Tá afim de sair mas está sem grana? Calma, não precisa se desesperar. Felizmente, a cidade de São Paulo conta com uma programação bem eclética, com atrações imperdíveis gratuitas ou bem baratinhos.

Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana reuniu os melhores eventos gratuitos ou bem baratinhos que rolam em São Paulo no mês de agosto. Confira:

EXPOSIÇÃO


Foto: Vicente de Mello/Divulgação (via assessoria) - obra: "Estudo em cartão"


100 ANOS DE ATHOS BULCÃO

Exposição contextualiza a trajetória do artista, a conexão entre suas obras e um adensamento em sua poética. Da sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, do aprendizado sobre utilização das cores, quando foi assistente de Portinari, até as duradouras e geniais parcerias com Niemeyer e João Filgueiras Lima, o Lelé.

QUANDO: de quarta a segunda, das 9h às 21h - até 15 de outubro
ONDE: Centro Cultural Banco do Brasil
QUANTO: grátis


HITCHCOCK – BASTIDORES DE SUSPENSE

Em homenagem ao mestre do suspense, Alfred Hitchcock. Através de experiências imersivas e interativas, a mostra levará ao público um panorama da vida e obra do consagrado diretor – os visitantes poderão ver de perto os elementos e aspectos que tornaram suas obras grandes sucessos do cinema.

QUANDO: de terça a sexta, das 10h às 21h | sábados, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 11h às 20h - até 21 de outubro
ONDE: Museu da Imagem e do Som
QUANTO: R$ 6,00 a R$ 12,00


► AROMAS E SABORES

A mostra traz ao visitante um ambiente lúdico, interativo e didático ao propor um passeio pela diversidade de cheiros e gostos em uma imersão na cultura japonesa através dos sentidos. O formato da exposição possibilita ao visitante o aprendizado por meio de experiências práticas, elucidações conceituais, científicas ou artísticas.

QUANDO: até 30 de setembro
ONDE: Japan House
QUANTO: grátis

GASTRONOMIA


Hambúrguer de bacon | Foto: Rafael Guirro/ Divulgação


► BACON + COMIDA ALEMÃ + CERVEJA ARTESANAL

Quando o bacon encontra a gastronomia alemã e ambos ganham a companhia da cerveja artesanal é só alegria! Alegria para aproveitar e se divertir com a família, amigos e animais de estimação, pois o Memorial é pet friendly.

QUANDO: 18 e 19 de agosto, das 11h às 21h
ONDE: Memorial da América Latina
QUANTO: grátis

92° FESTA DE NOSSA SENHORA ACHIROPITA

A festa acontece no bairro do Bixiga nos finais de semana de 05 agosto a 9 de setembro. O evento gastronômico deve receber cerca de 250 mil pessoas dispostas a aproveitar o melhor da culinária, dança e música italiana.

QUANDO: Sábados e domingos, às 17h - até 9 de setembro
ONDE: Paróquia Nossa Senhora Achiropita
QUANTO: grátis

NA CIDADE


Foto: Shutterstock


► FESTIVAL DA CULTURA COREANA

O festival traz atrações internacionais como o grupo Ensemble SINAWI, o cantor gospel Juliano Son e o grupo MONT, de K-Pop. Além dos shows, outras atividades estarão disponíveis, como exposições de caligrafia, pintura, artes plásticas e cerâmica, bonecas e roupas tradicionais. Oficinas para aprender a fazer flores de lótus, sessões de acupuntura e massagem também estarão disponíveis no local. Para as crianças, tem peteca, tuho, gonggi, criação de esculturas com balões, pinturas no rosto e dobraduras.

QUANDO: 10, 11 e 12 de agosto, a partir das 11h
ONDE: Praça Coronel Fernando Prestes, no Bom Retiro
QUANTO: grátis

► FESTA MULTICULTURAL DA INDEPENDÊNCIA DA BOLÍVIA

A programação está recheada de atrações folclóricas de dança e música ao vivo, com grupos musicais e ritmos folclóricos bolivianos. É a mais importante manifestação cívica e multicultural fora da Bolívia promovida pela comunidade latino-americana mais numerosa de São Paulo, que há 12 anos se reúne no memorial.

QUANDO: 11 e 12 de agosto, às 10h
ONDE: Memorial da América Latina
QUANTO: grátis

► ROCK SPIRIT

O maior festival de cinema ao ar livre do país acontece nos dias 18 e 19 de agosto, das 10h às 22h, no Parque Villa Lobos. Além da exibição de mais de 25 títulos nacionais e internacionais sobre aventura, esportes e natureza, o festival oferecerá ao público atividades para toda a família.

QUANDO: 18 e 19 de agosto, das 10h às 22h
ONDE: Parque Villa-Lobos
QUANTO: grátis


► 9° BAZAR DA CIDADE

O evento vai reunir cerca de 100 expositores para celebrar a diversidade. Haverá também uma vasta programação cultural e de entretenimento, como oficinas gratuitas para adultos e crianças, apresentação de mímico e acrobatas e espaço kids. Um grupo de massoterapeutas atenderá durante os dois dias do Bazar da Cidade em uma tenda especial montada para sessões de massagem thai, com sessões de vinte minutos cobradas à parte.

QUANDO: 17 e 18 de agosto, das 10h às 21h
ONDE: Museu da Casa Brasileira (MCB)
QUANTO: grátis

HERÓIS DA MARVEL

Uma atração inédita e cheia de emoção. Os fãs de Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Homem-Aranha e Viúva Negra terão a oportunidade de se divertir com brincadeiras temáticas de acordo com cada personagem.

QUANDO: de segunda a sábado das 12h às 22h | domingo e feriado, das 12h às 20h - até 12 de agosto
ONDE: Shopping Villa Lobos
QUANTO: grátis


► DIA MUNDIAL DO ELEFANTE NA AVENIDA PAULISTA

Um elefante gigante de gelo vai ser instalado na Av. Paulista (em frente ao Shopping Center 3). Ele ficará exposto no domingo e na segunda, das 10:00 às 20:00. A ativação será promovido pela Amarula - que apoia a causa da preservação dos elefantes. A escultura terá 2,8 metros de altura e pesará 6 toneladas. A ideia é que ela derreta simbolizando o desaparecimento da população de elefantes. Dentro dele terá um coração vermelho bem grande, que ficará pulsando enquanto o elefante derrete, mostrando ao público que a causa continua viva.

QUANDO: 12 e 13 de agosto
ONDE: Av. Paulista (em frente ao Shopping Center 3)

Por Amanda Matos

Atualizado em 26 Out 2018.