A feijoada é uma paixão nacional, além de ser uma receita simples de fazer.
Foto: Shutterstock
Saborear uma feijoada é sempre uma ótima desculpa para reunir amigos e familiares ao redor da mesa, né? Considerado paixão nacional, o prato costuma agradar a todos, sem falar que é simples de fazer – sim, você pode servir uma deliciosa feijoca no próximo almoço de domingo!
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 10 dicas para você fazer a feijoada perfeita! Confira:
Deixe os feijões de molho em uma bacia com água por pelo menos 12 horas. Troque essa água três vezes durante esse período. Esse truque faz com que o feijão cozinhe mais rápido e ainda elimina substâncias que podem causar má digestão.
Foto: Shutterstock
Escolha bons ingredientes
Prefira temperos frescos e ingredientes de boa qualidade – aqueles que você conhece a procedência. Assim, as chances da sua feijoada ficar ainda mais gostosa só aumentam.
Foto: Shutterstock
Dessalgue as carnes
Se você utilizar carne seca em sua receita, dessalgue a carne de um dia para o outro. O ideal é que seja feito com água gelada. Troque essa água com frequência. Quanto mais tempo dessalgando, menores as chances de sua feijoada ficar salgada demais.
Foto: Shutterstock
Escolha bem as carnes
Na feijoada perfeita não pode faltar costela, carne seca e linguiça. Uma boa dica é cozinhar também o rabo, o pé e a orelha. Eles vão deixar o caldo ainda mais grosso e gostoso – e se os seus convidados não gostarem de vê-los na feijoada, é só retirar depois do cozimento.
Foto: Shutterstock
Temperos
Temperos são essenciais para deixar a sua receita ainda mais apetitosa. Você pode amarrar com um barbante alecrim, folhas de louro e tomilho e cozinha-los com o feijão. Depois da feijoada pronta, é só retirar os temperos e aproveitar.
Foto: Shutterstock
Prepare um dia antes
O ideal é preparar a receita em um dia e servi-la no outro. Esse tempo fará com que os sabores se realcem, deixando a sua feijoada muito mais saborosa.
Foto: Shutterstock
Engrosse o caldo
O feijão e as carnes já estão cozidos? O segredo é deixar a panela em fogo baixo, sem tampa, por pelo menos 15 minutos para que o caldo engrosse.
Foto: Shutterstock
Cuidado com o sal
Se você está usando muitas carnes salgadas e embutidos e tem medo da sua receita ficar muito salgada, saiba deste segredinho: cozinhe com a feijoada 2 batatas cruas e sem cascas. Elas vão sugar todo o excesso de sal. Depois que a feijoada estiver pronta, é só retirá-las.
Foto: Shutterstock
Faça em panela de barro
O fundo grosso da panela de barro faz com que a feijoada cozinhe uniformemente. Além disso, também é uma forma de preparar a sua receita muito mais rápido já que esta panela retém mais facilmente o calor.
Foto: Shutterstock
Escolha os acompanhamentos
Couve, arroz-branco, fatias de laranja e o molho de feijoada são importantes acompanhamentos que qualquer feijoada deve ter. Para preparar esse molho, basta reservar um pouco do caldo da feijoada, tomate picadinho, cebola picadinha e molho de pimenta a gosto.
Atualizado em 19 Out 2018.
Mais notícias
Receita: aprenda a fazer um irresistível bolo frapê