Guia da Semana

Sabe aquelas receitas que já chamam nosso estômago só pela aparência? Pois esse é o caso da famosa Sopa de Cebola com Massa Folhada. A iguaria francesa consiste em uma sopa bem recheada e temperada, daquelas receitas perfeitas para os dias frios, bastante cremosa. Para finalizar, ela leva ainda uma "tampa" de massa folhada, que deve ser consumida junto à sopa, dando um sabor ainda mais especial à receita.

Apesar da cara refinada, a receita é simples de fazer, pois cada um possui sua versão favorita. A verdade é que você pode fazer a sopa que preferir, até de outros sabores, e finalizar com a delicada massa folhada, que pode até ser comprada pronta para facilitar a vida. Depois é só saborear! Ficou com vontade? Então confira uma receita clássica da sopa francesa:

SOPA DE CEBOLA COM MASSA FOLHADA

Ingredientes
Sopa

2 cebolas cortadas em finas fatias
10 ml de azeite de oliva
10 g de manteiga
10 ml de conhaque
800 ml de água
10 g de caldo de galinha ou caldo de carne
sal e pimenta do reino a gosto
Torradas
3 pães francês amanhecidos ou ½ baguete amanhecida
30 g de manteiga
15 ml de azeite de oliva
Sal a gosto
40 g de mussarela ralada
Orégano seco
Montagem
50 g de queijo mussarela ou ementhal
Torradas prontas
Sopa pronta
4 discos de massa folhada finas, 25 a 30g
2 ovos

Modo de preparo
Prepare primeiro a sopa. Para isso, em uma panela refogue em fogo médio as cebolas no azeite e na manteiga (cuidado para não deixar as cebolas escurecerem). Depois, despeje o conhaque e deixe evaporar. Em outra panela, junte as cebolas refogadas, a água, o caldo de carne ou de galinha, o sal e a pimenta do reino. Deixe ferver por 40 min. Espere esfriar e bata no liquidificador até formar um caldo liso.

Em seguida, prepare as torradas. Corte os pães em fatias, passe manteiga, azeite de oliva e sal na superfície, distribua as cebolas refogadas sobre torradas e finalize com o queijo ralado e um pouco de orégano. Leve ao forno por 10 min ou até dourar.

Na montagem, distribua o queijo em quatro canecas, despeje a sopa até 2/3 de cada e coloque as torradas por cima. Cubra as canecas com a massa folhada, grudando os discos na borda, e pincele a massa com a gema. Leve ao forno (180°C) até a massa estufar e dourar. Sirva em seguida

Rendimento: 4 porções

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 25 Jun 2017.