Guia da Semana

A diversidade de tipos de vinagre é enorme. Tem de vinho tinto, vinho branco, de maçã, balsâmico... Mas você sabe qual é o mais indicado para cada receita? Segundo a Castelo Alimentos, cada tipo de vinagre tem suas peculiaridades e traz características e notas da matéria-prima de origem que ajudam a valorizar as mais variadas receitas, inclusive os pratos quentes, molhos e sobremesas.

O vinagre de arroz (de sabor neutro) é indispensável na cozinha asiática, por exemplo. Já o vinagre de vinho branco (de sabor suave) é ideal para escabeches, enquanto o balsâmico pode ser usado tanto nas saladas, antepastos e em pratos quentes.

Conheça as características de cada vinagre e indicações de uso:

VINAGRE DE MAÇÃ:
Trata-se de um dos vinagres mais saudáveis por preservar as propriedades nutricionais da fruta. O vinagre de maçã se destaca pelo seu sabor suave e aroma frutado, característica ideal para temperar saladas, vinagretes e molhos diversos. Além disso, esse tipo de vinagre é bastante utilizado no preparo de conservas e sucos detox.


VINAGRE BALSÂMICO:
Produzido a partir do envelhecimento lento do vinagre de vinho tinto e extratos vegetais de madeira, o aceto balsâmico é um tipo de vinagre com consistência mais encorpada, de sabor agridoce e aroma amadeirado. Versátil, o balsâmico proporciona um sabor sofisticado às saladas, entradas e antepastos, e pode ser reduzido no fogo até caramelizar e se transformar em molho para carnes e legumes grelhados ou ainda em calda de sobremesa.

VINAGRE DE VINHO TINTO:
Trata-se de um vinagre de aroma frutado e sabor suave, indicado para saladas, pratos frios, molhos tipo vinagrete, gaspacho, para marinar carnes, entre outras coisas.

VINAGRE DE VINHO BRANCO:
Vinagre de aroma mais suave, ele é indicado para temperar saladas, deixar escabeches mais tenros, para temperar recheio de sanduíches, preparar molhos condimentados (como catchup, mostarda e barbecue) ou molho holandês, marinar aves, preparar ovos pochê, entre outras funções.

VINAGRE DE ARROZ:
É um dos principais temperos da culinária japonesa e asiática. De sabor neutro e levemente adocicado, o vinagre de arroz não pode faltar no preparo de sushis, conservas e entradas orientais, molhos agridoces de rolinho primavera e robatas (espetinhos), entre outras coisas.

VINAGRE DE ÁLCOOL:
Produzido a partir da fermentação do sumo de cana-de-açúcar, o vinagre de álcool pode ser encontrado nas versões colorida, clara e saborizada com adição de sucos de frutas ou óleos essenciais, como limão, hortelã, alho e ervas finas. Por ter sabor neutro e acidez menor, ele é indicado para o preparo de conservas, saladas e no tempero de carnes, peixes e aves.

Por A.

Atualizado em 2 Fev 2016.