Guia da Semana
Gastronomia
Por Marina Marques

BrooklinFest 2017

Festival traz gastronomia e cultura alemã às ruas do Brooklin.

Festival traz tipicidades da gastronomia alemã e também atrações musicais (Foto: Shutterstock)

Este evento terminou

BrooklinFest 2017

Preço Grátis

Data 21 Out 2017-22 Out 2017

Preço(s) Entrada gratuita (gastronomia à parte)

Horário(s) Sábado e domingo, das 10h às 22h

Rua Princesa Isabel, 102, Sul 02364-570

Telefone (11) 5044-4669

BrooklinFest 2017, festival que acontece tradicionalmente na região do Brooklin, acontece no fim de semana dos dias 21 e 22 de outubro, das 10h às 22h, e trará delícias típicas alemãs para São Paulo, como o joelho de porco, um dos pratos mais procurados do festival. Esta edição apresentará como eixo central o tema “Mauerfall (Queda do Muro) – Construindo Pontes para a Convivência Intercultural e Cidadania”, que traz como homenageado principal o Professor Titular da USP Christian Dunker, cuja frase de impacto “Por um mundo com menos muros entre nossas semelhanças e mais compartilhamento de nossas diferenças” ilustra o convite da festa.

A festa, com entrada gratuita, acontece todos os anos no mês de outubro no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, na zona sul de São Paulo, e reúne feira de artesanato, apresentações de música e danças, filmes ao ar livre, circo, poesia, exposições, literatura, historiadores e pesquisadores paulistas da imigração alemã, entre outras atrações.

Uma das atrações principais da festa é a gastronomia, já que o evento é recheado de delícias para todos os gostos, a começar pelos pratos tipicamente alemães preparados com cortes de carne de porco, pratos com bastante batata e repolho, dentre eles o famosíssimo Joelho de Porco, e os tradicionais salsichões. 

Cardápio da BrooklinFest

O restaurante Zur Alten Mühle está estabelecido há mais de 30 anos na região do Brooklin e disponibilizará um vasto cardápio para o evento, como o Eisbein grelhado acompanhado de chucrute e batata sauté e o Bouletten que é um bolinho de carne alemão. Bebidas de marcas germânicas também poderão ser degustadas pelos clientes. Além do espaço físico, o Zur Alten Mühle preparará uma tenda na frente do local ampliando o espaço para o atendimento ao público.


Festival traz opções da culinária alemã (Foto: Divulgação/BrooklinFest)
 

Já o restaurante Rei do Joelho montará uma tenda com o foco no Eisbein em churrasqueira giratória. No Brasil, o prato é conhecido como joelho de porco e como Schweinshaxe na Baviera. O joelho de porco é tradicionalmente servido com chucrute e batatas cozidas. Nesta tenda, serão servidos também lanches de pernil, salsichão, refrigerantes e chopes claros e escuros.

Além disso, haverá três restaurantes da SOBEI - Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos, cuja renda arrecadada na festa auxiliará na manutenção das creches que atendem cerca de 4 mil crianças, projetos para jovens e adultos e atividades para a melhor idade. Os restaurantes serão geridos por voluntários e servem Salsichas Cervelá, Salsicha Weisswurst, Chucrute (repolho) e Salada de batatas e, é claro, o prato mais procurado do evento, o Joelho de Porco. 

Já quem quiser saborear iguarias de outros países terá à sua disposição muitas barracas gastronômicas abastecidas com pratos portugueses, espanhóis e japoneses, como o Bolinho de Bacalhau, Paella e Yakissoba, respectivamente. Expandido as sugestões os visitantes encontrarão ainda queijos mineiros, milho verde e derivados, pastéis, batata suíça, batata no cone, crepe suíço, hambúrgueres, pretzelsstrudels de maçã, entre outros.

Entre as especialidades brasileiras, a barraca mais concorrida é a de Acarajé. E para adoçar ainda mais o evento, os visitantes poderão degustar doces brasileiros que também conquistam corações e estômagos. E a lista é grande, tem pé de moleque, paçoca, tapioca, doce abóbora, doces cristalizados e de gengibre, cocada mole e dura, rapadura, compotas de doce de leite, bolos, frutas e espetinhos de frutas banhadas com chocolate, etc. 


Programação conta com música e danças típicas (Foto: Divulgação/BrooklinFest)
 

Programação cultural

Enquanto o público sacia o apetite, é possível contemplar nos palcos dançarinos alemães vestidos com trajes típicos femininos e masculinos. Há ainda apresentações de música, circo, filme, literatura, etc. Além dos palcos, as performances acontecerão de maneira itinerante pelas ruas.

Para completar a festa, as crianças podem comer brigadeiros e beijinhos de colher, enquanto assistem as diversas atividades do Espaço Criança.


Por Marina Marques

Mapa do local

Explore ao redor

Café Gourmet

Restaurantes

Villa Mille Espaço Gastronômico

Restaurantes

Bar do Juarez - Brooklin

Bares (antigo)

O chá da casa

Restaurantes

Tortula

Bares (antigo)

Govinda

Restaurantes

Notícias recomendadas

5 dicas para fazer Ovos de Páscoa em casa

Gastronomia

Pão de queijo de chocolate promete ser sensação na Páscoa 2019; saiba tudo!

Gastronomia

Lanchonete da Zona Leste tem rodízio de coxinha por R$49,90 com refrigerante grátis; saiba mais!

Gastronomia

Bob’s faz promoção de milk-shakes por R$ 6,90 a partir de 29 de março

Gastronomia

De Spring Season Blend a Mini Pudim feito com Leite Ninho: Starbucks lança 5 novidades em seu cardápio

Gastronomia

10 dicas para fazer boas compras no supermercado

Gastronomia