Guia da Semana

2012 chega ao fim e encerramos o ano com ótimas peças de teatro que ocuparam os palcos paulistanos durante o ano. Tivemos montagens de grandes espetáculos musicais como A Família Addams, um sucesso de bilheteria, e dramas clássicos como Hamlet, com Thiago Lacerda.

>> Corteo é o novo espetáculo do Cirque du Soliel no Brasil em 2013
>> Confira as estreias do teatro em SP
>> Os filmes que você precisa ver antes do fim do mundo

Confira abaixo a seleção do Guia da Semana com as melhores peças que estrearam em São Paulo em 2012!

A Família Addams

Um dos grandes sucessos de bilheteria do ano, o musical da Broadway com a clássica história da Família Addams trouxe Marisa Orth e Daniel Boaventura como o casal Mortícia e Gomez. O Brasil foi o primeiro país fora dos Estados Unidos a fazer uma montagem da peça.

Hamlet

Com texto de William Shakespeare, a adaptação de Ron Daniels foi uma das grandes empreitadas da carreira do ator Thiago Lacerda. A peça focou em uma boa leitura do drama do príncipe dinamarquês tornando-o mais acessível ao grande público.

Maria do Caritó

Depois do sucesso no Rio de Janeiro, Maria do Caritó chegou aos palcos de São Paulo pela primeira vez em abril. Com um texto escrito por Newton Moreno exclusivamente para Lilia Cabral, a peça mostrou costumes e crendices da cultura brasileira por meio de uma personagem solteirona beirando os 50 mas decidida a se casar.

Tim Maia - Vale Tudo, o musical

Mais um espetáculo que fez sucesso no Rio de Janeiro e que estreou em São Paulo. O musical baseado na vida e obra do mestre Tim Maia revelou o talento do ator Thiago Abravanel. Com direção de João Fonseca, a peça contou com mais de 20 sucessos de Tim Maia e com situações divertidas de sua vida.

Priscilla, rainha do deserto

Espetáculo da Broadway baseado no filme que foi sucesso nos anos 90, Priscilla, a rainha do deserto reuniu nos palcos paulistanos os atores Saulo Vasconcelos, Luciano Andrey, Simone Gutierrez, Naíma, Andrezza Massei e o jovem talento André Torquato.

Um Violinista no Telhado

Espetáculo que marcou a estréia de José Mayer no gênero musical, Um Violonista no Telhado estreou em São Paulo após grande sucesso no Rio de Janeiro. Com direção de Charles Möeller e Claudio Botelho, famosos pela megaprodução Hair, a peça mostrou os costumes de um vilarejo judeu na Rússia czarista.

Camille e Rodin

Melissa Vettore e Leopoldo Pacheco interpretaram os escultores franceses Camille Claudel e Auguste Rodin na peça dirigida por Elias Andreato e escrita por Franz Keppler. No espetáculo, os atores deram vida à trágica história de amor do casal de artistas.

Macbeth

Em mais um texto de William Shakespeare, dessa vez protagonizado pelos atores Marcello Anthony e Claudio Fontana, que vive a mulher Lady Macbeth, a peça dirigida por Gabriel Villela resgatou o costume de manter apenas homens nos palcos. Com oito atores no elenco - o original tem 20-, a adaptação trouxe mais uma boa e acessível leitura do autor inglês.

Atualizado em 28 Dez 2012.