Guia da Semana

Por qual motivo você não sai mais em São Paulo? Falta de grana? Cansado dos mesmos lugares de sempre? Ou quem sabe, por simplesmente ter enjoado de programas comuns?

+ Uma São Paulo, múltiplas opções culturais
+ Confira dicas de passeios históricos pelo centro de SP
+ Confira a programação grátis em São Paulo

Seja qual for a desculpa que você usar, falta de opção não pode ser uma delas. A cidade suporta nada menos que 15 mil bares, 2 mil casas noturnas e 12.500 restaurantes. Então, por que essa sensação de tédio?

O sites Guia da Semana e ObaOba, junto com a consultoria Talk, realizaram uma pesquisa para conhecer e compreender os hábitos de lazer dos habitantes das cinco zonas de São Paulo. O resultado mostrou, entre tantos outros aspectos, qual a lógica dos paulistanos quando eles desistem de sair de casa por algum motivo.

Entre os problemas mais citados pelas pessoas entrevistadas estão mentalidade do poder central e do dinheiro, claustrofobia do concreto, encarceramento humano e convivência silenciosa.

Para entender melhor cada um desses motivos, listamos todos eles e qual a possível solução ideal. Confira:

Mentalidade do poder central

O que é: Sabe aquele sentimento automático de que temos que esperar algum órgão oficial criar um evento para irmos? Pois é, difícil até parar pra pensar que, na verdade, não precisamos esperar essa iniciativa de fora.
Solução: As pessoas resolveram parar de esperar por representantes e começaram a fazer valer elas mesmas seus direitos ao lazer. Nem quando o assunto é balada é preciso esperar a iniciativa de alguém. Diversas pessoas em busca de entretenimento criaram suas próprias festas que acontecem em locais que não são fixos e sem uma periodicidade muito fiel.
O Guia indica: Voodoohop, Green Sunset (foto abaixo) e o Carnaval de rua em São Paulo.

Mentalidade do dinheiro

O que é: Quem nunca deixou de fazer um passeio por falta de grana? “É tudo muito caro” e “não tenho dinheiro pra isso” são frases comuns para qualquer paulistano.
Solução: Chegou a hora de parar de reclamar, pois rolê de graça não é sinônimo de algo ruim, como muitos podem pensar. Ao mesmo tempo que a cidade oferece milhões de opções pagas, o mesmo pode ser dito para a programação grátis ou superbarata. Shows, peças, mostras de cinema, exposições... Difícil é escolher entre tantas opções.
O Guia Indica: Toda semana o Guia indica uma programação imperdível e grátis na cidade, com tudo o que está rolando de melhor em Sampa. Para quem gosta de museu, pode conferir uma lista com os dias grátis nos museus de SP.

Claustrofobia do concreto e encarceramento humano

O que é: Já parou pra pensar que toda vez que saímos de casa é para se locomover para um local fechado? Já existe tanto concreto no nosso dia a dia, como no caminho para o trabalho e para casa, que há uma certa exaustão de ficar enclausurado num sábado a noite.
Solução: Pegar um cineminha a céu aberto é uma experiência inesquecível, o Vivo Open Air e o Cinematografo no MIS são ótimas opções. Pra quem estiver disposto a desembolsar um pouco mais, o Skye é um bar a céu aberto localizado na cobertura do Hotel Unique, a vista é perfeita para uma noite de calor.

Convivência silenciosa

O que é: Muitos paulistanos andam de ônibus ou metrô todos os dias, enfrentam a fila do mercado, entram no elevador lotado. Mas adivinha? Esse caminho todo em silêncio. Podemos encontrar as mesmas pessoas todo santo dia e nada de conversa. São Paulo é isso: muita gente, pouco diálogo.
Solução: É normal ir a locais onde cada um fica na sua, as pessoas não se misturam. Porém, há outros que incentivam exatamente o contrário. Que tal conhecer lugares novos?
O Guia Indica: Veloso Bar: o local que oferece uma das coxinhas mais famosas de São Paulo é sempre tão cheio que é impossível não acabar dividindo a mesa com alguém e acabar puxando um papo, em pé mesmo. E que tal procurar uma cooperativa de esportes no Ibirapuera? Você pode acabar fazendo amizades andando de patins ou praticando slackline. Uma opção bem diferente é frequentar uma cervejaria-escola em SP e, entre uma breja e outra, conhecer gente nova.

E você, acredita em quais soluções?

Por Marina Marques

Atualizado em 15 Jan 2015.