O que fazer em São Paulo no feriado de Corpus Christi

Opções para todos os gostos e bolsos, menus especiais, vários shows, promoções de ingressos no teatro e estreias no cinema

Última publicação: 11/06/2012

  • As Festas Juninas animam a capital

    As Festas Juninas animam a capital
    Créditos: Divulgação

  • O Comida Di Buteco acontece em bares da cidade

    O Comida Di Buteco acontece em bares da cidade
    Créditos: Divulgação

  • O Playcenter promove as últimas Noite do Terror

    O Playcenter promove as últimas Noite do Terror
    Créditos: Divulgação

  • Macbeth com Marcello Antony

    Macbeth com Marcello Antony
    Créditos: Divulgação

  • Madagascar 3 estreia no fim de semana nos cinemas

    Madagascar 3 estreia no fim de semana nos cinemas
    Créditos: Divulgação

  • Paula Lima faz série de shows na capital

    Paula Lima faz série de shows na capital
    Créditos: Divulgação

  • O Menu Sustentável oferece cardápios naturais na cidade

    O Menu Sustentável oferece cardápios naturais na cidade
    Créditos: Divulgação

  • O Fantástico Corpo Humano está em cartaz no Shopping Eldorado

    O Fantástico Corpo Humano está em cartaz no Shopping Eldorado
    Créditos: Divulgação

Com os termômetros indicando baixas temperaturas entre quinta (7/6) e domingo (10/6), há quem prefira não encarar as estradas e curtir o feriadão prolongando de Corpus Christi em São Paulo.

>> Veja nossa página especial de Dia dos Namorados
>> Saiba a programação grátis em São Paulo
>> Confira o que vai rolar na Flip 2012

Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma programação especial para aproveitar a cidade e todos os agitos culturais que acontecem no feriado. Confira!

Passeios


A festa junina da Igreja do Calvário conta com vários petiscos típicos

Junto com o frio, uma boa pedida são as festas juninas. Entre elas, a quermesse da Igreja do Calvário, na Vila Madalena, oferece petiscos típicos da data e a festa junina da Portuguesa (sim, a Lusa) conta, nesse feriado, com shows do Jeito Moleque, Péricles, entre outros.

Entre as exposições, o Fantástico Corpo Humano, no Shopping Eldorado, mostra os detalhes dos sistemas do corpo humano com esqueletos, músculos e corpos de verdade.

O Centro Cultural Lume Photos recebe a exposição fotográfica gratuita Pelé. A mostra exibe 28 imagens de registros históricos dos primeiros 10 anos da trajetória do Rei do futebol.

No Museu da Língua Portuguesa a exposição gratuita Jorge Amado e Universal reúne o acervo da família do autor e da Fundação Casa de Jorge Amado, com elementos de sua vida e obra resumidos em fotos, manuscritos, materiais audiovisuais, entre outros.

Galeria do SESI-SP apresenta a exposição grátis Joias do Deserto da historiadora Thereza Collor. Cerca de 2 mil peças entre brincos, colares, braceletes, adornos e torlozeleiras, pertencentes a povos que habitavam os desertos do Saara, da Arábia, da Ásia Central, de Thar e do Himalaia compõem a exposição.

Bateu a fome? Para curtir um bom petisco de bar com preço honesto acompanhado de uma cerveja gelada o Comida Di Buteco é uma boa opção. O evento acontece em 50 estabelecimentos espalhados pela cidade e premiará o melhor petisco de São Paulo.


As Noites do Terror do Playcenter acontecem durante todo o fim de semana

Para reunir os amigos ou a família na capital e se aventurar, uma boa dica é curtir as Noites do Terror do Playcenter. O tema “Últimas Noites do Terror – Todos os Medos Juntos” marca o encerramento das atividades do parque em julho.

Quem pretende adiantar as comemorações de Dia dos Namorados, pode aproveitar o feriado e sair para comprar um presente especial para a data ou se agilizar e garantir uma vaga em um dos restaurantes com programações para os enamorados. 

No domingo (10/06) quem quiser vestir a camisa da luta contra o preconceito e, de quebra, curtir uma festança pode dar um pulo na Parada Gay 2012, a partir das 12h, tradicionalmente, na Avenida Paulista. A cidade oferece também uma programação especial em homenagem ao evento.

No gancho da Parada, o São Paulo Best Week acontece entre 6 e 10 de junho e oferece descontos em diversos estabalecimentos da cidade como museus, hotéis, restaurantes e muito mais. 

Shows


Ney Matogrosso faz apresentação única no Credicard Hall

A programação musical do feriado destaca a realização de mini-turnês por toda a capital. Adriana Calcanhotto, um dos principais nomes da escalada, faz quatro shows no SESC Pinheiros, de 7 a 10 de junho.

Além dela, um verdadeiro time de artistas da MPB sobe no palco nos dias 8 e 9. São eles: Paula Lima, no SESC PompeiaMariana Aydar, no SESC Santo AmaroDemônios da Garoa, no SESC Belenzinho e Cauby Peixoto, no Auditório Ibirapuera.

Outra pequena série digna de menção acontece no Tom Jazz, dias 8, 9 e 10, com Flavio Venturini e Luiza Possi. Somado à essas apresentações, o show único de Ney Matogrosso, no Credicard Hall, dia 9, reforça os atrativos do final de semana.

Do lado internacional, o BMW Jazz Festival reina absoluto com Trombone Shorty, Charles Lloyd e outros mais subindo ao palco do Via Funchal, entre 8 e 10.

Cinema


Madagascar é a grande estreia dos cinemas durante o feriado

Nas telonas da capital não faltam opções de filmes e mostras dedicadas a grandes nomes do universo cinematográfico. Entre as estreias da semana, uma das animações mais aguardadas do ano, Madagascar 3. Para entrar no clima do Dia dos Namorados, o romance Para Sempre, e parar dar boas risadas a comédia Deus da Carnificina (Carnage), com Kate Winslet e Jodie Foster, são os destaques.

Como pré-estreia, a ficção científica Prometheus, dirigido por Ridley Scott e estrelado por Michael Fassbender, leva as telonas cenários espaciais e respostas para os dilemas da humanindade.

Em cartaz também nos cinemas da cidade, MIB 3, com Will Smith, o sucesso de público Os Vingadores, uma nova versão de conto de fadas Branca de Neve e o Caçador, com Kristen Stewart, a Bela da Saga Crepúsculo, o suspense O Corvo e a ação Plano de Fuga, que traz Mel Gibson de volta ao gênero que o consagrou no cinema.

No quesito Nacionais, o longa Paraísos Artificiais, com Nathalia Dill no elenco, vem fazendo sucesso entre os filmes mais vistos e leva o público ao mundo das raves.

Quem pretende aproveitar o feriado para conferir uma das inúmeras mostras de cinema de São Paulo, pode ir a Cinemateca e curtir a On The Road, um ciclo de filmes dedicado aos chamados road movies (filmes de estrada).

O festival internacional de documentários musicais In-Edit acontece em seis salas de cinema da capital. A programação exibe 77 títulos, representando 11 países, nas salas do MIS (Museu da Imagem e do Som), CineSESCCinemateca BrasileiraCine OlidoCine Livraria Cultura e Matilha Cultural.

Ainda no MIS, Pier Paolo Pasolini, mestre do cinema italiano, recebe homenagem pelos 90 anos de seu nascimento, com sessões de clássicos do diretor, como o longa Teorema. 

Teatro


Fame faz uma promoção especial durante as sessões no feriado

Quem não cair na estrada nesse feriado prolongado pode aproveitar algumas promoções que estão rolando na compra de ingressos para os musicais em São Paulo.

De sexta a sábado, quem comprar um ingresso para assistir Fame, em cartaz no Teatro Shopping Frei Caneca, leva outro para seu acompanhante. A promoção também vale para Um Violinista no Telhado, no Teatro Alfa.

Já o musical Priscilla, Rainha do Deserto dá desconto de 50% no segundo ingresso durante todo o mês de junho.

Uma outra opção para quem pretende aproveitar o feriado no teatro são as grandes peças em cartaz, como Dom Juan, com Rodrigo Lombardi no elenco, Macbeth, com Marcello Antony, Tim Maia - Vale Tudo, O Musical e A Família Addams

Gastronomia


O D'Olivino participa do Menu Sustentável 

O tempo frio é ótima desculpa para se esbaldar com deliciosas sopas e caldos na cidade. De quarta a domingo, o Festival de Sopas do Ceagesp serve cinco tipos de cremes por noite a R$ 21,90. É a chance imperdível de provar a famosa sopa de cebola gratinada. O feriado também é chance de aproveitar os últimos dias do Menu Sustentável.

Até domingo, 27 restaurantes da cidade apresentam cardápios baseados em conceitos da sustentabilidade. O D’Olivino, por exemplo, serve ravióli de lagosta com molho de ervas e bisque por R$ 54. E que tal aproveitar os dias de folga para reservar o restaurante para celebrar o Dia dos Namorados? O Guia separou mais de 40 opções para sua escolha!

Redação redator(a)

COMENTÁRIOS

Destaques do guia