Ter uma alimentação balanceada não ajuda somente no processo de emagrecimento, mas também na saúde do corpo e organismo. O segredo da eterna juventude, por exemplo, está diretamente relacionado ao que comemos – sem contar, é claro, no estilo de vida saudável, com exercícios físicos e momentos relaxantes.
Vegetais, frutas, peixe e até chocolate são alguns alimentos que rejuvenescem. Além de saborosos, eles têm o poder de proteger o organismo, combatendo a ação danosa dos radicais livres – os quais, em grande quantidade, acabam por danificar as células, promovendo o envelhecimento.
O Guia da Semana listou 10 alimentos que rejuvenescem.
FRUTAS VERMELHAS
Além de extremamente saborosas – e uma ótima opção de lanche da tarde –, as frutas vermelhas são ricas em fotoquímicos, substâncias que neutralizam os radicais livres e eliminam as toxinas do organismo, fortalecendo o sistema imunológico e rejuvenescendo a pele.
ALHO
Além de ser ótimo para temperar alimentos, o alho protege as articulações, combate os radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce, e elimina as toxinas do organismo.
MEL
Além de ser uma ótima alternativa para adoçar bebidas, o mel ainda contribui para a manutenção do esqueleto (cálcio) e para a regeneração do sangue (ferro). Além disso, ele é um bom remédio contra a fadiga, pois fornece hidratos de carbono de absorção rápida e facilita a reposição das reservas gastas.
MAÇÃ
A maça tem muitos benefícios para a saúde. Graças à pectina, nutriente presente na casca, ela ajuda a controlar as taxas de colesterol. Além disso, por ser rica em fibras, vitamina C, flavonoides e polifenóis, a maça também reduz o risco de câncer. Outro benefício bacana é que ela protege a pele dos raios solares.
AVEIA
Fonte de fibras, a aveia tem efeito anti-inflamatório. Por causa disso, ela ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e previne o envelhecimento. Além disso, ela controla crises de enxaqueca, insônia, ansiedade, combate cáries e melhora a concentração.
ESPINAFRE
Rico em vitaminas A, C e E, além das vitaminas do grupo B – todas com ação antienvelhecimento –, o espinafre ainda ajuda a fixar o cálcio no organismo, protegendo o corpo contra a osteoporose.
MAMÃO
Além de uma ótima opção de café da manhã, o mamão é rico em betacaroteno e papaína, que combatem os radicais livres e têm ação esfoliante na pele, deixando-a viçosa.
KIWI
Suas propriedades antioxidantes agem contra os radicais livres, desempenhando papel fundamental no combate ao envelhecimento. Além disso, o kiwi ainda tem um elevado teor de vitamina C, que ajuda na prevenção de gripes e resfriados. Suas fibras, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e cromo ainda ajudam a evitar doenças cardíacas e diabetes.
TOMATE
Além de ser um ótimo ingrediente para saladas, o tomate é fonte de licopeno, um antioxidante que combate o envelhecimento e que ajuda eliminar toxinas do corpo, aumentando suas defesas. Além disso, o alimento ainda é rico em vitamina E, ferro, fósforo e cobre (essencial para ossos e cartilagens).
CENOURA
Crua ou refogada, a cenoura é uma delícia e combina com pratos quentes e saladas. O betacaroteno presente no alimento protege a pele, a visão e o sistema imunológico.
Por Anna Thereza de Almeida
Atualizado em 23 Dez 2015.