A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de 5 a 6 gramas de sal por dia. O problema é que o Brasil consome o dobro, cerca de 12 gramas. O excesso de sal na alimentação está diretamente ligado a problemas como infartos, derrame cerebral, hipertensão e retenção de líquidos. E por isso, vale o esforço para evitar este ingrediente.
Pensando nisso, o Guia da Semana te trouxe 10 dicas para reduzir o consumo de sal ao longo do seu dia-a-dia. Confira:
Evite produtos light
Você sabia que para reduzir as calorias dos alimentos, é colocado mais sal para garantir a textura? O grande exemplo é o refrigerante Zero ou Light, que, apesar de terem menos calorias, estão carregados de sódio.
Tire o saleiro da mesa
Se o saleiro estiver sempre ao lado do seu prato, você não conseguirá perder o costume de colocar só mais um pouquinho de sal na comida. E é de pouquinho em pouquinho que o problema aumenta, né?
Aposte no limão
O limão pode ser um ótimo aliado para temperar e acentuar os sabores dos alimentos como carnes e saladas, por exemplo. Além de ser mais saudável, ele também deixa a comida mais saborosa.
Evite alimentos ricos em sódio
Alimentos ricos em sódio, como já exemplificamos com o refrigerante, causam retenção de líquidos e favorecem problemas relacionados ao sistema nervoso. Evite macarrões instantâneos, bebidas enlatadas, bolachas e biscoitos...
Produtos in natura sempre
Prefira os alimentos in natura sempre que possível. Assim, você controla o seu consumo de sal, optando por alimentos frescos e que você conhece a procedência.
Diminua o sal gradativamente
Não adianta querer parar de consumir sal de uma hora para a outra porque você não conseguirá manter por muito tempo a resolução. O ideal é que você vá diminuindo aos poucos a quantidade ao cozinhar, passe a evitar aqueles sachês de sal extra nos restaurantes e corte gradativamente os enlatados, embutidos e comidas industrializadas.
Abuse de outros temperos
Limão, ervas, cebola, alho e pimenta são ótimos temperos para acentuar o sabor dos alimentos e ainda deixar a sua refeição mais saudável, evitando o sal.
Faça a própria comida
Ao decidir cozinhar a própria comida você tem total controle do que é colocado no seu prato. Afinal, você sabe como os alimentos foram preparados e pode optar por trocar o sal por temperos e evitar alimentos condimentados.
Leia os rótulos
No mercado, leia sempre os rótulos dos alimentos checando o nível de sódio do produto. Desta forma, você pode optar por comprar aqueles que possuem menor taxa de sal na preparação.
Cuidado com os enlatados
Os enlatados estão carregados de sal e conservantes para que durem por mais tempo. Se for utilizá-los, vale dispensar a água onde estão imersos e lavá-los antes do consumo.
Atualizado em 14 Ago 2018.