Você sabia que o colágeno é a proteína mais abundante do nosso corpo? Pois é. Além disso, é o elemento principal dos ossos, dentes, peles e tendões. A partir dos 25 anos a nossa produção de colágeno começa a cair e, por isso, começamos a sentir este efeito em algumas ruguinhas, dores nas articulações e falta de elasticidade.
A boa notícia é que podemos consumir o colágeno para reforçar o nosso organismo. Pensando nisso, o Guia da Semana te trouxe 6 motivos para consumir colágeno todos os dias! Confira:
** lembrando que a consulta regular com profissionais da saúde é essencial e imprescindível **
Auxilia na cicatrização
Estudos já provaram que pacientes que sofrem com úlceras tiveram uma melhora significativa apenas colocando colágeno na dieta. O mesmo acontece com pessoas que sofrem com cicatrizes por causa da acne. Faz todo sentido, já que o colágeno turbina a pele, fortalecendo cartilagens, ligamentos e tendões.
Atua na sustentação de ossos
Estudos demonstraram que a ingestão diária de colágeno pode auxiliar no tratamento da deficiência de cálcio e aumentar a densidade óssea, contribuindo para a prevenção da osteoporose.
Melhora a qualidade do sono
Você sabia que consumir colágeno uma hora antes de ir pra cama aumenta a qualidade do sono? Ainda mais bacana: o colágeno ajuda a reduzir a chata sensação de sonolência durante o dia.
Fortalecer os cabelos e a unhas
O colágeno repõe as proteínas que compõem a unha, deixando elas mais fortes e sem irregularidades. Além disso, também aumenta a velocidade do crescimento das unhas.
Previne o envelhecimento
O colágeno ajuda a manter a resistência e a elasticidade da pele e músculos. A partir dos 25 anos, a produção natural de colágeno do nosso organismo diminui, por isso que aumentar o consumo de colágeno previne o envelhecimento precoce.
Melhora o aspecto e firmeza da pele
Aumentar o consumo de colágeno reforça a saúde da estrutura da pele, retardando o envelhecimento precoce e aumentando a velocidade da renovação celular. Isso resulta numa pele mais iluminada, saudável e elástica.
Atualizado em 8 Nov 2018.