Como se não bastasse ser deliciosa e agregar mais sabor para as suas receitinhas, você sabia que a pimenta ainda é uma fonte de benefícios para o nosso organismo? A especiaria está associada ao bem estar, acelerando o metabolismo e combatendo problemas como a diabetes.
Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 8 motivos para incluir pimenta no seu cardápio! Confira:
** lembrando que é essencial se consultar com profissionais da saúde com frequência**
É antioxidante
As pimentas vermelhas, como a dedo-de-moça e malagueta, possuem substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir problemas de coração e diabetes. Além disso, os antioxidantes também estão associados ao combate contra o envelhecimento precoce.
Controla o colesterol
O consumo de pimenta na alimentação ajuda a manter os níveis do colesterol e triglicérides no sangue, o que controla a pressão arterial, evitando problemas como infartos e derrames.
Acelera o metabolismo
Incluindo a pimenta na sua alimentação diária você permite que a temperatura do seu organismo aumente, provocando uma aceleração no funcionamento do metabolismo e, por consequência, um aumento do gasto calórico.
Alivia a dor
A pimenta possui propriedades anti-inflamatórias. Ela está recheada de capsaicina, um anti-inflamatório e analgésico natural. A pimenta aumenta o fluxo sanguíneo, o que pode ajudar a reduzir algumas dores, como enxaqueca e cólicas.
É afrodisíaca
A pimenta pode ser uma ótima aliada para esquentar o clima a dois. Isso porque a especiaria age aumentando o fluxo sanguíneo, estimulando os hormônios dilatadores dos vasos sanguíneos das zonas erógenas. Como se não bastasse, ainda aumenta a liberação de serotonina no sangue.
Facilita a digestão
Ao ingerir a pimenta, a especiaria estimula o aumento da salivação, aumentando a produção de enzimas e facilitando a digestão. Além disso, ela também elimina bactérias que impedem o funcionamento do intestino.
Controla o envelhecimento precoce
Você sabia que a pimenta tem quatro vezes mais vitamina C do que a laranja? A vitamina C é a grande aliada do organismo para atuar contra os efeitos do envelhecimento precoce.
Combate tumores
A pimenta está recheada de anticarcinogênicos. Ou seja, componentes que ajudam o nosso organismo a lutar contra o surgimento de tumores e diversos tipos de câncer.
Atualizado em 22 Ago 2018.