Guia da Semana

6 benefícios de um treino de 30 minutos

Conversamos com o Personal Trainer Vitor Tessutti, especialista em treinamento esportivo e do aplicativo Moovup.

Uma condição saudável de vida depende de uma série de fatores, dentre elas as condições alimentares, psíquicas, sociais e também o nosso físico. Dentro deste último componente, existem algumas necessidades que devemos contemplar. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), o que compõem uma boa condição física é a aptidão cardiorrespiratória e muscular (força e resistência musculares), a composição corporal (percentuais de gordura e massa magra) e a flexibilidade.

A ideia de que o exercício bom é aquele que ficamos horas e horas fazendo está se modificando, dentro do que chamamos de uma melhor condição de saúde. O foco agora é na intensidade do exercício e não apenas na duração. Não é só a atividade de moderada intensidade que tem sua importância, a atividade de intensidade media a elevada, principalmente no que tange à nossa capacidade cardiorrespiratória, de força muscular e agilidade, também é extremamente benéfica.

O Personal Trainer Vitor Tessutti, especialista em treinamento esportivo e do aplicativo Moovup, listou os principais benefícios de uma atividade de curta duração. Dá só uma olhada:

1 – Auxílio na diminuição da gordura corporal, já que uma maior quantidade de gordura no corpo todo ou somente no abdômen está associada com o aumento dos fatores adversos à saúde.


Foto: Shutterstock

2 – Aumento da massa livre de gordura, principalmente os músculos, pois se sabe que existe uma associação entre as pessoas com boa proporção de massa magra com baixo risco de todas as causas de mortalidade.  

3 – Colocar o sistema cardiovascular e muscular em condições mínimas, pois esta condição está associada a uma diminuição do risco do desenvolvimento de uma saúde ruim.

4 – Em uma condição de meia idade ou mais velho, indivíduos ativos nas condições preconizadas pelo ACSM apresentam um menor risco de todas as causas de doenças cardiovasculares.

5 – Desenvolvimento de maior capacidade de mobilidade em suas atividades da vida diária (AVDs) que envolvam, principalmente, a locomoção e suas variações, assim como nas AVDs que envolvam a capacidade de força muscular.


Foto: Shutterstock

6 – Maior possibilidade de combate às doenças de ordem psíquica, como a depressão por exemplo.   

E aí, vamos separar 30 minutinhos do nosso dia para cuidar do nosso corpo? Não se esqueça de dar aquela passadinha no aplicativo Moovup, o Vitor e milhares de pessoas como você estão a sua espera.

 

Atualizado em 25 Fev 2018.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Gordura: vilã ou aliada? Veja 5 motivos para comer mais gordura

Apesar de trazer benefícios, lembre-se sempre de comer com moderação

7 motivos para tomar uma taça de vinho por dia

Além de cair super bem com um belo jantar, a bebida ainda é aliada da saúde

20 alimentos que ajudam a melhorar a pele

Frutas, iogurtes e grãos são tão eficientes quanto cosméticos para melhorar a saúde da pele

10 dicas para reduzir o consumo de sal

O excesso de sódio na alimentação está ligado diretamente a casos de infartos e derrame cerebral

10 motivos para não usar mais canudinho de plástico

Atualmente, o plástico constitui 90% de todo o lixo flutuando em nossos oceanos

Conheça o poder medicinal de 12 frutas

Sua cesta de frutas pode ser uma farmácia natural maravilhosa para turbinar o organismo

Cadastre-se para
NOVIDADES

Receba ofertas de
PASSAGENS

×
Receba novidades do Guia da Semana

Whatsapp Guia da Semana
Receba nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas em seu Whatsapp

CADASTRE-SE

Notificações em seu PC ou celular
Receba notificações instantâneas com nossos tópicos mais quentes e notícias fresquinhas

CADASTRE-SE

Ofertas de passagens
Receba as melhores ofertas e promoções de passagens aéares em seu Whatsapp.

CADASTRE-SE

Newsletter do Guia da Semana
Dicas semanais para aproveitar o melhor que a cidade tem a oferecer.