Guia da Semana
Literatura
Por Redação Guia da Semana

8 livros incríveis sobre maternidade que valem a leitura

São obras que discutem detalhes do parto, puerpério, amamentação, cuidados com o bebê e muito mais.

Foto: Shutterstock

Mães e pais de primeira viagem podem se sentir nervosos com a vinda do primeiro filho. Afinal, são muitos os assuntos sobre este universo para aprender. Porém, graças a bons autores, há diversos livros que discutem temas como parto, amamentação, os primeiros meses de vida do bebê e muito mais.

Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma lista com 8 livros sobre maternidade que valem a leitura. Confira:


► “BELA MATERNIDADE”, DE BELA GIL

Mais conhecida por sua faceta culinária e ecológica, Bela Gil possui um livro todo dedicado à maternidade. Dentre os temas que ela aborda, estão ‘gravidez’, ‘expectativa pelo parto’, ‘amamentação’ e ‘cuidados com o bebê e consigo mesma’. O livro é bem prático e dá dicas e informações preciosas para as mamães.


► “AS ALEGRIAS DA MATERNIDADE”, DE BUCHI EMECHETA

Nnu Ego, filha de um grande líder africano, é enviada como esposa para um homem na capital da Nigéria. Determinada a realizar o sonho de ser mãe e, assim, tornar-se uma "mulher completa", submete-se a condições de vida precárias e enfrenta praticamente sozinha a tarefa de educar e sustentar os filhos. Entre a lavoura e a cidade, entre as tradições dos igbos e a influência dos colonizadores, ela luta pela integridade da família e pela manutenção dos valores de seu povo.


► “PARA EDUCAR CRIANÇAS FEMINISTAS”, DE CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

Um texto comovente e propositivo de uma das maiores escritoras contemporâneas sobre como combater o preconceito pela educação. Após o enorme sucesso de “Sejamos todos feministas”, Chimamanda Ngozi Adichie retoma o tema da igualdade de gênero neste manifesto com quinze sugestões de ‘como criar filhos dentro de uma perspectiva feminista’. Escrito no formato de uma carta da autora a uma amiga que acaba de se tornar mãe de uma menina, “Para educar crianças feministas” traz conselhos simples e precisos de como oferecer uma formação igualitária a todas as crianças, o que se inicia pela justa distribuição de tarefas entre pais e mães. E é por isso que este breve manifesto pode ser lido igualmente por homens e mulheres, pais de meninas e meninos. Partindo de sua experiência pessoal para mostrar o longo caminho que ainda temos a percorrer, Adichie oferece uma leitura essencial para quem deseja preparar seus filhos para o mundo contemporâneo e contribuir para uma sociedade mais justa.


► “O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDO”, DE ARLENE EISENBERG, HEIDI MURKOFF E SANDEE HATHAWAY

“O que esperar quando você está esperando” é um clássico da área da saúde para as mamães de primeira viagem. Publicado originalmente em 1984, já está em sua quarta edição. Inclusive, a obra inspirou o filme de comédia de mesmo nome que acompanha mulheres grávidas pela primeira vez. O livro mostra mês a mês o que acontece com a mulher e também traz informações importantes sobre a escolha do médico, sobre os planos de pré-concepção, direitos das gestantes, alimentação, fases do trabalho de parto e os primeiros cuidados com o pequeno.


► “FILHOS: DA GRAVIDEZ AO 2 ANOS”, DE FABIO ANCONA LOPEZ, DIOCLÉCIO CAMPOS JR.

A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou um livro com orientações sobre cada fase da gravidez e da vida do bebê. O livro pretende orientar mamães e papais sobre o cotidiano da vida da família com bebês, além de desconstruir mitos sobre cada questão nebulosa da gravidez e primeiros anos dos filhos. Além disso, o livro é todo colorido e ilustrado, o que facilita a leitura.


► “A MATERNIDADE E O ENCONTRO COM A PRÓPRIA SOMBRA”, DE LAURA GUTMAN

Em “A maternidade e o encontro com a própria sombra”, a renomada psicoterapeuta Laura Gutman explica os sentimentos conflitantes na realidade de uma parturiente, trazendo importantes orientações sobre as fases pré e pós-parto. Usando como exemplo diferentes situações cotidianas, Laura apresenta um leque de sensações que qualquer mulher que tenha se tornado mãe poderá facilmente se identificar, ajudando-as através deste período repleto de incertezas e pequenas vitórias.


► “QUANDO O CORPO CONSENTE”, DE THÉRÈSE BERTHERAT, MARIE BERTHERAT E PAULE BRUNG

A obra é direcionada a mulheres grávidas, preocupadas e que desejam uma explicação prática às suas perguntas. As autoras explicam como é feito o corpo da mulher; como se preparar para todas as mudanças; como ser você mesma e deixar seu filho nascer livremente num corpo que consente; e muito mais. O livro faz com que a mulher se atente às sensações do corpo. As autoras são uma jornalista; sua filha grávida e terapeuta; e uma experiente parteira. Assim, a obra é bastante indicada para as mães que desejam um parto natural e humanizado.


► “ADULTA SIM, MADURA NEM SEMPRE: FRALDAS, BOLETOS E POUCO COLÁGENO”, DE CAMILA FREMDER

Como Camila Fremder mostra neste livro, a vida adulta costuma chegar de uma hora para outra, sem avisar, sem um curso preparatório, sem nada. Ou pelo menos é assim que a gente se sente. E a consequência disso é muito estranhamento, reflexões e boas risadas. As noites agitadas e os dias sem grandes preocupações são substituídos por fraldas (no caso de quem tem filho), boletos e muita paranoia com a aparência. Com observações perspicazes e bom humor, Camila nos ajuda a entender e aceitar melhor essa transição. É um livro que você não vai conseguir largar – a menos que o bebê acorde ou esteja na hora de você correr para o batente.

10 autores negros que você precisa conhecer e ler o quanto antes

Conceição Evaristo, Toni Morrison, Djamila Ribeiro e Angela Davis estão na lista

8 livros de distopias para se aventurar em novos mundos

"Feios", "Divergente", "O Conto de Aia", "1964" e "Admirável Mundo Novo" estão na lista


Atualizado em 4 Set 2020.

Mais notícias

10 livros de romances de época para quem amou a série “Bridgerton”

Literatura

5 livros incríveis de Graciliano Ramos para ler o quanto antes

Literatura

De romance a autoajuda: 15 livros que merecem entrar na lista de leitura 2021

Literatura

10 livros de autoajuda para começar 2021 com o pé direito

Literatura

9 livros para entrar no clima natalino

Literatura

Lista: os livros internacionais mais vendidos em 2020

Literatura
Guia da Semana Premium
Nosso conteúdo na melhor forma!

Aproveite o Guia da Semana de forma mais rápida, sem banners ou publicidade digital!