Guia da Semana

O Tiramisú é uma sobremesa italiana inconfundível. O sabor do café e a combinação de camadas com bicoito, queijo mascarpone e cacau são marcantes e característicos desse doce tão delicado e saboroso.

Apesar de sofisticada, sua execução não tem grandes segredos, apenas alguns cuidados aqui e ali. Depois de cada ingrediente preparado, a sobremesas consiste apenas em uma montagem simples e uma boa refrigeração. Ah, é claro, também é indispensável um bom café - para a receita e também para acompanhar, por que não?

Aprenda a fazer um delicado e prático Tiramisù:

*Receita do chef Renato Higa
Ingredientes
6 ovos (claras e gemas separadas)
1 pitada de sal
2/3 de xícara de açúcar (150g)
500g de queijo mascarpone
1 colher (sopa) de café espresso forte (15ml)
1 e 1/3 xícara de café forte (300ml)
3 colheres (sopa) de vinho ou rum (50ml)
2 caixas de biscoito tipo Champanhe (300g)
100g de chocolate ou cacau em pó

Modo de preparo
Em uma tigela, bata as claras até começar a estruturar. Adicione a pitada de sal e bata mais um pouco. Adicione 100g do açúcar pouco a pouco, e termine de bater, até obter picos firmes. Em outra tigela, bata as gemas com o restante do açúcar, até ficar espumoso e clarinho. Adicione o mascarpone e o café espresso, e bater apenas para incorporar. Com uma espátula de silicone, envolva as claras em neve no creme de mascarpone, em duas ou três etapas. Montagem: Misture o café com a bebida alcoólica. Banhe rapidamente os biscoitos no café, e faça uma primeira camada no fundo de uma travessa de vidro. Coloque metade do creme de mascarpone e depois polvilhe com o chocolate ou cacau em pó. Faça outra camada com biscoitos, banhados no café. Adicione o restante do creme de mascarpone, e finalize polvilhando uma última camada de chocolate ou cacau em pó. Refrigerar por pelo menos 4 horas antes de servir.

Por M.

Atualizado em 11 Set 2016.