Guia da Semana

Quer fazer uma ceia bacana no fim do ano, mas está sem ideias? A chef de cozinha Carla Pernambuco ensina três receitas simples e criativas para nenhum primo chato botar defeito.

>> Ceias de ano novo delivery
>> Saiba quais restaurantes servem ceia na noite de ano novo
>> Confira as festas de réveillon em SP

A apresentadora do programa Brasil no Prato, do canal Bem Simples, e chef do restaurante Carlota mostra como fazer deliciosas receitas como o tender com coca-cola, o gravlax de salmão e a torta morna de chocolate e peras. Confira!

GRAVLAX DE SALMÃO (20 porções)

Ingredientes
2 filés de salmão de 1,5Kg cada (limpos, sem espinhas e com pele)
1 xícara de açúcar refinado
½ xícara de sal marinho
¼ xícara de vodka
Galhos de dill
Pimenta do reino moída na hora

Preparo
Limpe bem e seque os filés de salmão. Sobre um plástico, disponha um dos filés com a pele para baixo, misture o açúcar com o sal e espalhe sobre o filé. Cubra com os galhos de dill, regue com a vodka e polvilhe pimenta do reino a gosto. Sobreponha o outro filé com a pele para cima e embale os dois juntos apertando bem. Coloque um peso sobre os filés e mantenha refrigerado por 48h. Retire da geladeira, tire o dill e fatie finamente para usar.

Tabule de Quinoa com Frutas Secas e Pinholes

Ingredientes
250g de quinoa
310 ml de água fervendo com sal ou caldo de legumes
6 damascos picados em cubinhos
½ xícara de uva passa preta picada
1 pimentão vermelho sem pele em cubinhos
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
1 colher de café de páprica picante
1 pitada de pimenta caiena
Casquinhas de 1 limão picados
Casquinhas de 1 laranja picada
½ xícara de pinholes tostados
4 colheres de sopa de azeite extravirgem
1 colher de sopa de suco limão
1 pitada de cominho, coentro e pimenta Jamaica ou canela

Preparo
Em uma panela de fundo grosso toste a quinoa em um fio de azeite sem deixar queimar. Acrescente a água quente ou caldo de legumes e deixe cozinhar por 12 minutos. Deixe reservado coberto. Junte o damasco, a uva passa, o pimentão e as casquinhas de limão e laranja. Misture delicadamente, acrescente o azeite e o suco de limão e temperos. Por último coloque a salsinha, a cebolinha e os pinholes.

TENDER COM COCA-COLA

Ingredientes
1 tender bolinha de aproximadamente 1,2Kg
cravos-da-índia
1 ½ xícara de Coca-Cola
½ xícara de açúcar mascavo
2 colheres de sopa de mostarda Dijon
2 colheres de sopa de raspas de laranja picada
Compota de laranjinhas Kinkan para decorar
Cerejas frescas para decorar

Preparo
Misture a coca cola, mostarda e o açúcar e reserve. Com uma faca afiada, quadricule a parte de cima do tender, espete um cravo em cada vão e coloque de molho na marinada por pelo menos 4 horas (o ideal é ficar de um dia para outro).
Coloque o tender em uma forma refrataria, regue com a marinada e leve ao forno pré aquecido (160º) por 40 minutos. De tempos em tempos, regue o tender com o caldo que se formar no fundo da assadeira. Retire do forno, tire os cravos. Fatie o tender, arrume em um prato. Decore com fios de ovos, as laranjinhas e as cerejas. Sirva morno.

TORTA MORNA DE CHOCOLATE E PERAS (10 porções)

Massa
230g de açúcar refinado
230g de manteiga sem sal
450g de chocolate meio amargo
230g de farinha de amêndoas
60g de farinha de trigo
6 ovos inteiros

Preparo
Bata a manteiga com o açúcar até clarear e ficar cremoso. Junte alternadamente as farinhas misturadas e os ovos, por último o chocolate derretido. Descanse a massa na geladeira por cerca de 2 horas. Para montar a torta use aros individuais ou um refratário maior. Espalhe uma camada da massa no fundo, cubra com os pedaços de pêra sem a calda e finalize com outra camada de massa. Leve ao forno preaquecido a 160°C por cerca de 20 minutos ou até que a torta suba e forme uma casquinha no topo. Sirva morna acompanhada do sorvete de sua preferência.

Peras ao vinho

Ingredientes
10 peras
600 ml de vinho branco seco
300 ml de água
450g de açúcar
Suco de 1 laranja
Suco de 1 limão
1 pau de canela

Preparo
Descasque as peras e corte-as ao meio. Cada metade corte em três partes. Junte todos os ingredientes da calda e leve ao fogo por cerca de 15 minutos. Junte as peras e cozinhe-as até ficarem levemente transparentes. Resfrie.

Atualizado em 1 Jan 2013.