Guia da Semana

O almoço de domingo de Páscoa é uma das refeições mais esperadas do ano. Além de reunir a família e amigos, o menu sempre é recheado de quitutes extremamente saborosos. O Bacalhau, por exemplo, é um dos pratos mais consumidos nessa época do ano.

Porém, nada melhor do que saborear belíssimas sobremesas depois de um almoço de Páscoa. Por isso, o Guia da Semana selecionou algumas receitas de dar água na boca. E o melhor de tudo, são fáceis de fazer!

Bolo Flocos de Chocolate, do Divino Fogão

Bolo Divino Fogão

O bolo Flocos de Chocolate é uma das sobremesas mais pedidas do restaurante Divino Fogão - por isso o chef José Olivan Pego escolheu o quitute para revelar a receita. "Sem dúvida o ator principal da Páscoa é o chocolate, e escolhemos uma receita que tivesse gostinho de fazenda, nossa especialidade. As casquinhas estendem o sabor do chocolate por mais alguns dias na cobertura do bolo fofinho e cremoso", enfatiza o chef.

Rendimento: 15 a 16 porções
Tempo de preparo: 35 a 40 minutos

Ingredientes:
- 8 ovos
- 200 g de açúcar
- 200 g de farinha de trigo
- 1 lata ou 400 g de leite condensado
- 800 g de chantili (200 g para o recheio e 600 g para a cobertura)
- 400 g chocolate derretido

Modo de preparo:
Massa
Bata os ovos com o açúcar até que o volume seja triplicado. Misture delicadamente a farinha de trigo até ficar uma massa fofa e lisa. Unte uma forma e polvilhe com farinha de trigo. Depois coloque a massa na forma untada e asse por 25 a 30 minutos com o forno a 1700 C

Recheio
Cozinhe o leite condensado com a lata fechada por cinco minutos até engrossar. Espere a lata esfriar por completo. Em seguida, com o recheio frio, misture o conteúdo ao chantili.

Cobertura
Coloque o chantili na batedeira. Quando estiver batendo, adicione o chocolate aquecido em fio e misture continuadamente para formar os flocos de chocolate. Para formar os flocos é importante que o chocolate esteja aquecido.

Montagem do bolo
Corte o bolo em três partes, espalhe o recheio e cubra com a cobertura. Alise bem para finalizar o acabamento.

Cupcake de Bombom, da Wondercakes

Cupcake de Bombom

Base de Chocolate:
Rendimento: 24 porções
Tempo de preparo: 40 minutos
Tempo de cozimento: 28 minutos
Temperatura: 125º graus

Ingredientes
1 ½ xícara de farinha de trigo
1 xícara de Cakeflour
1 colher de café (rasa) de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa (rasa) de sal
1 xícara de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara cheia de açúcar refinado
1 xícara cheia de açucar mascavo escuro
4 unidades de ovos inteiros (8 unidades)
3 colheres de sopa (rasa) de cacau em pó Nutre
1 xícara rasa de Buttermilk

Modo de preparo
Pré aqueça o forno a 125 graus. Depois, coloque as forminhas de papel na assadeira. Separe e pese todos os ingredientes para depois misturar a farinha de trigo com o bicarbonato e o sal. Bata a manteiga e os açúcares até que fique uma massa esbranquiçada e fofa. Adicione os ovos um a um, raspando as laterais da batedeira até que fiquem bem incorporados. Adicione o cacau e o chocolate e bata rapidamente. Em seguida, adicione a mistura de farinha em 3 partes intercalando com o buttermilk até que estejam incorporados. Coloque a massa nas formas de cupcake, enchenco até ¾ (uma colher de sorvete média). Depois de tudo isso, leve para assar.

Cakeflour:
Rendimento: 2,800 kg
Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes
1 xícara de farinha de trigo
5 colheres de sopa de amido

Modo de preparo
Misture os ingredientes com o fouet, peneire e guarde no pote.

Creme de amendoim:
Rendimento: 17 porções (0,015 kg)
Tempo de preparo: 10 minutos

Ingredientes
4 colheres de sopa de pasta pronta de amendoim
1 xícara de brigadeiro branco

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes na batedeira com a raquete até ficar homogêneo. Coloque o nome e a data de fabricação.

Brigadeiro preto:
Rendimento: 1 kg
Tempo de preparo: 25 minutos
Tempo de cozimento: 1 hora
Temperatura: fogo baixo

Ingredientes
2 xícaras de leite condensado
½ xícara de creme de leite
1 ¾ de xícaras de achocolatado Nescau
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de cacau em pó Mavalério

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo para cozinhar mexendo sem parar. Quanto o brigadeiro comerçar a ficar cremoso, retire uma parte para recheio. Deixe cozinhar mais um pouco e retire o restante para rococó. Coloque o nome e a data de fabricação.

Montagem
Com o cupcake frio, faça um furo no centro com uma faca serrilhada. Deverá ser extraído um “cone” de massa – cuidado para não furar o fundo da forminha. Reserve o cone. Molhe o furo feito com a calda e depois recheie com o creme de amendoim. Corte a ponta do cone reservado de bolo e feche o buraco recheado. Com uma espátula, passe o brigadeiro sobre o cupcake, espalhando homogeneamente. Corte um bombom Sonho de Valsa em quatro partes (ao meio e, cada metade, ao meio novamente). Distribua as partes do Sonho de Valsa desconstruído formando um desenho harmonioso.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 25 Mar 2014.