Guia da Semana

O salame de chocolate e a palha italiana são doces muito similares. Além de serem uma perdição, nos remete a incrível gastronomia da Itália. Um tem tudo a ver com a cultura italiana: o salame di cioccolato é um verdadeiro doce italiano. Já a palha italiana tem a origem no nome, mas brigadeiro na receita. Afinal, de onde vem?

Apesar do nome, a palha italiana é feita de uma mistura totalmente brasileira: brigadeiro com biscoito maisena. Dizem que a receita é prima do doce italiano salame di cioccolato, que também leva chocolate e biscoito na massa. E assim o doce, que é bem brasileiro, ganhou esse título.

Seja qual for a origem, a verdade é que não tem como comer apenas um pedaço dessas duas sobremesas. Com sabor doce na medida certa, o salame de chocolate e a palha italiana agradam qualquer paladar. Que tal aprender a fazer em casa? Confira a receita!

SALAME DI CIOCCOLATO (SALAME DE CHOCOLATE)

*Receita do site Lo Spicchio D’aglio
Ingredientes

100 g de manteiga
250 g de biscoitos tipo maisena
2 ovos
100 g de açúcar
1 colher de sopa de rum
50 g de cacau em pó sem açúcar
Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Modo de preparo
Coloque os biscoitos maisena dentro de um pano de prato limpo e amasse com um batedor de carne até ficarem grosseiramente despedaçados (ou use um processador, mas não deixe muito tempo, os pedaços devem ficar pequenos, mas não moídos). Derreta a manteiga em uma panela com cuidado para não deixá-la aquecer, deve apenas se dissolver. Em uma tigela bata os ovos, que devem estar em temperatura ambiente, com um batedor e adicione o açúcar. Misture para obter uma mistura homogênea, em seguida, adicione o rum e incorpore. Finalmente, adicione a manteiga derretida. Quando obtiver uma pasta macia e suave, acrescente o cacau em pó e misture bem com uma colher de pau. Por fim, adicione os biscoitos e misture. Coloque a massa sobre uma folha de papel manteiga e enrole em formato de salame, cuidado para não deixar muito fino. Polvilhe o salame com o açúcar em pó e, em seguida, envolva o doce em uma folha de papel alumínio ou filme plástico. Coloque-o no congelador por pelo menos 2 horas. Se o doce não for consumido todo na hora, você pode sempre guardar o restante no congelador para mantê-lo durinho.

PALHA ITALIANA

*Receita da União
Ingredientes
2 latas de leite condensado
2 xícaras (chá) de biscoito maisena, quebrado grosseiramente (100g)
4 colheres (sopa) de chocolate em pó (60g)
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
2 colheres (sopa) de manteiga (40g)

Modo de preparo
Misture o leite condensado com o chocolate e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela, como brigadeiro. Depois de morno, incorpore o biscoito. Espalhe no refratário untado com óleo, cubra com filme plástico, pressione para nivelar e reserve até o dia seguinte. Corte em quadrados de 5cm e passe-os no açúcar de confeiteiro. Sirva em temperatura ambiente ou geladinho. Rendimento: cerca de 16 unidades.

Por M.

Atualizado em 31 Jul 2016.