Guia da Semana

Por Yvan Didelot


Tenra e suculenta, a costeleta de cordeiro agrada ao paladar de quem aprecia carnes especiais. Ela é perfeita para momentos especiais, quando se deseja preparar uma receita mais nobre, pois confere personalidade ao prato.

Para sair do tradicional e agregar sabor à receita, é possível contar com um ótimo aliado: o figo. A textura e a consistência dessa fruta combinam perfeitamente com a costeleta, além de acrescentar um sabor agridoce na medida certa, tornando o prato ainda mais irresistível.

A receita que elaboramos propõe a junção desses dois ingredientes de forma que um não anule o sabor do outro. Ao contrário, se complementam na medida exata e formam um prato original, que torna a refeição mais gostosa e sofisticada.

Costeleta de cordeiro ao molho de figo com timbale de legumes ao perfume de orégano fresco

Ingredientes:
250 g de costelas de cordeiro
1/2 lata de azeite extra-virgem
5 figos frescos
Orégano fresco
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 abobrinha
1 maço de espinafre
300 ml de molho demiglace
50 g de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ervas frescas e mistas (tomilho, alecrim, sálvia e orégano)

Modo de fazer:
Limpe bem os ossos do cordeiro. Deixe a carne marinar em alho, ervas frescas e azeite por doze horas. Corte os pimentões e a abobrinha em fatias e, numa panela, grelhe esses ingredientes e reserve. Refogue o espinafre com um pouco de manteiga. Em outra panela, coloque um pouco de manteiga, sal e acrescente os figos. Deixe apurar em fogo brando e coloque o molho de demiglace. Faça pequenas tortinhas com os legumes, montando-as em pequenas formas circulares de alumínio. Asse a 180 graus por cerca de 10 minutos. Grelhe as costeletas e reserve. Monte o prato com as costeletas ao centro e as tortinhas de legumes ao redor. Regue com o molho de figos e o azeite, sirva-se à vontade.

Canvas bar & grill - Hilton São Paulo Morumbi
Av. das Nações Unidas, 12901, Brooklin Novo - São Paulo
(11) 6845-0050 ou 6845-0055

Atualizado em 7 Ago 2012.