Guia da Semana

Receita Japonesa: Uramaki

No último dia 27 de junho, o Senac, em parceria com a marca Doritos, premiou quatro receitas em seu Concurso Gastronômico.

A comissão julgadora, formada por professores da escola e por chefs de restaurantes, elegeu as melhores invenções feitas a partir do famoso salgadinho.

Em oitenta minutos, os participantes apresentaram criações nas categorias japonês, pizza, salada e petisco. As vencedoras (duas delas você confere e aprende a fazer abaixo) serão colocadas em breve no cardápio das casas parceiras: Koy, Pizza Hut, Salad Creations e Bar do Juarez, todos na cidade de São Paulo.

***

Categoria - Petiscos de Boteco

Malai Kofta de Doritos
(Foto)
Por Fausto Vitorazo Federici

Ingredientes
0,3 kg de queijo de Minas Frescal
0,01 kg de Manjericão fresco picado
0,05 kg de farinha de trigo
0,005 kg de fermento em pó
0,01 kg de pimenta Cayena
0,01 kg de sal
0,11 kg de Doritos
1 lt de óleo para fritar


Modo de preparo
Ralar o queijo

Misturar o queijo com a farinha, fermento, manjericão e a pimenta até formar uma mistura homogênea. Junte o sal e misture novamente formando bolinhas

Triturar o Doritos em um processador até virar uma farinha grossa

Empanar as bolinhas com a farinha de Doritos

Fritar em óleo quente, drenar e servir.


As bolinhas de queijo devem ser apresentadas com aproximadamente 2 cm de diâmetro, logo após serem fritas e drenadas, ainda quentes.

Modo de preparo da cesta
Colocar na frigideira uma quantia que cubra toda a superfície, esperar derreter e fazer uma casca dourada, virar, deixar dourar e moldar num copo

Modo de preparo do patê
1.Pré-aqueça o forno

2.Coloque a berinjela numa forma ou refratário e com uma faca faça alguns cortes em sua casca

3.Asse até que fique macio, por cerca de 30 min. O garfo deve espetar fácil

4.Remova do forno e com uma colher remova a polpa e deixe esfriar completamente

5.Coloque o miolo no liqüidificador e adicione a cebola, as alcaparras e 2 colheres ( sopa) de suco de limão, ligue o aparelho e vá adicionando o azeite de oliva, batendo até obter ma mistura homogênea e cremosa

6.Transfira para uma travessa e misture o orégano, sal, pimenta e a última colher de sopa de suco de limão

7.Na hora de servir, adicione o tomate e a salsinha, misturando-os bem. Ponha na cestinha uma colherada bem farta do patê e sirva com Doritos no prato e coloque alguns para enfeitar dentro do patê.




Categoria - Pizza

Pizza de guacamole e cheddar
(Foto)
Por Jade Morimoto Meyer

Massa
100g de farinha de trigo
55g de Doritos
Sal a gosto
5gr de fermento em pó para pizza
Água


Bater o Doritos no liquidificador até obter um farelo. Misturar a farinha de trigo, a farinha de trigo de Doritos, fermento e sal. Acrescentar água aos poucos até obter massa homogênea que não grude demais nos dedos, Se necessário acrescentar mais farinha de trigo até obter o ponto desejado. Sovar massa. Reservar até a massa crescer um pouco e abrir.

Recheio
Azeite a gosto
Cheddar ralado
Guacamole
Abacate (½)
Cebola (½)
Pimentão vermelho (½)
Tomate (½)
Coentro a gosto
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Suco de limão


Amassar o abacate e reservar. Cortar a cebola, o pimentão, o tomate em cubos médios e cortar o coentro. Misturar tudo e acrescentar o suco de limão, sal e a pimenta a gosto.

Montagem
Azeite a gosto
Farinha de Doritos
Pimentão cortado em cubos médios
Cheddar ralado

Cortar a massa na forma de um triângulo, assar a massa da pizza, quando estiver quase pronta acrescentar o azeite e o guacamole, Cobrir com o cheddar. Quando estiver pronto, jogar um pouco de farinha de Doritos por cima e decorar com o pimentão vermelho. Servir imediatamente!

Atualizado em 7 Ago 2012.