Guia da Semana

Receitas inovadoras e apetitosas para os pequenos
Fanta natural
(Receita desenvolvida pela Chefe do Departamento de Segurança Alimentar da Prefeitura Municipal do Natal Elisângela de A. Teixeira)

Ingredientes
02 Cenouras médias
01 laranja
01 limão
01 litro de água
Açúcar a gosto

Modo de fazer
Liquidificar a cenoura em 01 litro de água e passar na peneira. Liquidificar o suco de laranja com o limão com casca e sem sementes, coar, acrescentar o suco da cenoura, o açúcar e servir gelado.
Esse suco é rico em vitamina C e betacaroteno. Ideal para acompanhar alimentos ricos em ferro como feijões, carnes e vísceras.


Pamonha Doce
(Receita desenvolvida pela cozinheira Elizabeth dos Santos)

Ingredientes
1 dúzia de espigas de milho verde
1 e ½ xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 pitada de sal
queijo curado em pedaços

Modo de Fazer
Cortar as espigas pelo fundo, separando as palhas. Retirar o cabelo do milho. Em um ralo grosso, ralar a espiga. Peneirar a massa obtida, temperar e colocar em duas palhas sobrepostas. Colocar o queijo, amarrar e levar para cozinhar em uma panela com água fervente. Quando a palha amarelar (mais ou menos em 40 minutos), está pronta.


Feijão com linhaça (farinha) e sal de ervas
(Receita desenvolvida por Ana Vládia Moreira, nutricionista da UFRN)

Ingredientes
100g de feijão carioquinha
10g de cebola
20g de tomate
20g de jerimum (abóbora)
2g de coentro
2g de cebolinha
10ml de óleo
750ml de água
1g de alho
2 colheres (sobremesa) de sal de linhaça (farinha)
2 colheres (chá) de sal de ervas

Modo de Fazer
Primeiro, selecionar o feijão e adicionar quatro partes de água.Cozinhar de dois a três minutos sob pressão.Deixar em repouso na mesma água por uma hora (caso o indivíduo sofra de "gases", sugere-se a eliminação da água e acréscimo de outra - mesmo que alguns nutrientes sejam perdidos, os mesmos podem ser compensados com o acréscimo de legumes na preparação, além do jerimum ou abóbora).Preparar um refogado com os temperos (tempero brasileiro: tomate, cebola, alho, coentro ou salsa e cebolinha). Acrescentar farinha de linhaça e sal de ervas (mistura previamente feita com partes iguais de: alecrim, manjericão, orégano - desidratados - e sal).Juntar o refogado ao feijão. Voltar ao cozimento sob pressão por mais 30 minutos (o tempo varia com o tipo do feijão).


Atualizado em 6 Set 2011.