Guia da Semana

Cinema sempre combinou com comida. Não só do lado de cá da tela, com a indefectível pipoquinha com refrigerante; do lado de lá, a harmonização também parece ser perfeita. Tanto é que a lista de filmes que têm a comida como tema é infindável e, a cada ano, recebe novos exemplares - os atuais Ratatouille e Sem Reservas estão aí para confirmar.

Foto: Divulgação

No entanto, mesmo sem colocar a gastronomia como base do roteiro, praticamente todos os filmes fazem menção à culinária. Seja na citação do prato preferido de um dos personagens principais, como é o caso da baiana moqueca de siri mole de Vadinho, em Dona Flor e Seus Dois Maridos, ou num cenário de restaurante, como acontece em Casamento Grego.

O fato é que a ligação das duas artes - seria a gastronomia a oitava? - rendeu o belo livro O cinema vai à mesa, que Rubens Ewald Filho e Nilu Lebert acabam de lançar. Com a ajuda de chefs conhecidos, como Silvia Percussi, Adriano Kanashiro, Alessandro Segato, Hamilton Mellão, Emmanuel Bassoleil, entre outros, eles descrevem o passo-a-passo de receitas inspiradas em uma vasta seleção de filmes.

Aos dois citados acima, somam-se clássicos gourmet, como A Festa de Babette e Comer, Beber e Viver, além de películas mais recentes, como Chocolate e, até, Maria Antonieta. As belas fotos de Helena de Castro dividem as quase 200 páginas da publicação com as imagens de divulgação dos filmes, todos resumidos pelo crítico. O Guia da Semana separou duas receitas do livro para oferecer como amuse bouche - ou trailer - aos leitores. Confira.

Quindim - Dona Flor e Seus Dois Maridos (Bruno Barreto, 1976)*
Foto: Helena de Castro
Chef Waldete Tristão

Ingredientes
? 1 prato fundo de açúcar
? 1 prato fundo de coco fresco e ralado
? 11 gemas e 1 ovo inteiro
? 1 colher (sopa) de manteiga sem sal gelada em pedacinhos
? 1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo
Misture o açúcar com o coco, adicione o ovo, as gemas, a baunilha e a manteiga. Misture muito bem. Deixe descansar coberto, em lugar fresco, por, no mínimo, seis horas. Unte uma assadeira (ou várias fôrmas pequenas) com manteiga, coloque uma camada de açúcar e, em seguida, a massa do quindim. Leve ao forno quente em banho-maria por 1 hora, mantendo o quindim coberto com papel-alumínio. Retire o papel, deixe mais 10/15 minutos no forno e retire quando, ao espetar um palito, este saia limpo. Espere esfriar e desenfome.


Coq au vin - Quem Está Matando os Grandes Chefs da Europa? (Ted Kotcheff, 1978)*
Foto: Helena de Castro
Por Marie-France Henry

Ingredientes
? 1 galinha caipira de 2 kg cortada em oito pedaços ? 1 litro de vinho tinto seco
? 500 ml de caldo de galinha
? 1 cenoura cortada em rodelas
? 1 cebola
? 1 alho-poró
? 2 dentes de alho
? 1 folha de louro
? 1 ramo de tomilho
? 1 ramo de alecrim
? 120 g de champignons de Paris
? 100 g de bacon cortado em cubos e frito
? 3 ramos de salsinha
? 1 colher (sopa) de farinha de trigo
? Sal e pimenta-do-reino a gosto
? Óleo de girassol ou canola

Modo de preparo
Em uma travessa grande, coloque a galinha, a cebola, o alho-poró, a cenoura, o alho e as ervas aromáticas, e deixe marinar no vinho tinto durante uma noite. Retire os pedaços da galinha e reserve a marinada. Doure os pedaços de bacon e a galinha em uma panela funda, com óleo bem quente. Em seguida, acrescente a farinha de trigo e mexa bem. Adicione a marinada e o caldo de galinha bem quente, e não pare de mexer até que ferva. Tampe a panela e deixe-a em fogo baixo até o cozimento total da carne. Retire a carne o bacon e reserve. Peneire o molho. Aqueça novamente o molho e acrescente a galinha, os champignons cozidos, o bacon frito e, por último, as cebolas glacées. Sirva bem quente.

Para as cebolas glacées: cozinhe 12 cebolas pequenas e descascadas em água, sal, manteiga e açúcar, até que se forme na panela uma calda caramelizada que envolva as cebolas. Reserve.


* Receitas retiradas do livro O cinema vai à mesa

Atualizado em 7 Ago 2012.