Guia da Semana

www.photocase.de

Você sabia que essa refeição que muitos ignoram só para dormir mais cinco minutinhos é a mais importante do dia e pode ajudar até a emagrecer? O desjejum, também conhecido como café da manhã, nada mais é do que a primeira refeição do dia e recebe este nome por, obviamente, ser ela a responsável por tirar o corpo do jejum.

A primeira oferta de alimentos deve ocorrer antes que a demanda por energia aumente, pois caso isso não ocorra, diversos processos fisiológicos podem ser prejudicados. É importante lembrar que essa demanda cresce conforme se intensificam as atividades do organismo durante o dia.

Que prejuízos a ausência do desjejum pode trazer?
Pular ou omitir essa refeição pode ser extremamente prejudicial para o corpo, já que diversas funções acabam sendo comprometidas. Entre as áreas afetadas no nosso dia-a-dia, podemos incluir as atividades intelectuais, especialmente em crianças na fase pré-escolar, e as físicas, que acabam tendo um rendimento menor que o normal.

Portanto, não importa se você vai trabalhar ou praticar um exercício; o que importa é não sair de casa sem o desjejum. É bom lembrar também que a ausência do café da manhã atrapalha o corpo na tentativa de manter o peso ideal, o que torna essa falta um fator de risco para a obesidade.

www.photocase.de
Por que aderir ao café da manhã?
Em primeiro lugar, porque você vai ter melhor desenvolvimento cognitivo e mental nas atividades diárias, além de um melhor desempenho físico. O desjejum, de acordo com alguns estudos, aumenta a oferta de vitaminas e minerais como o cálcio, essenciais para o bom funcionamento do organismo e para a prevenção de doenças como a osteoporose.

Pesquisas mostram também que a inclusão dessa refeição na dieta é fundamental para a manutenção do peso porque diminui a fome nas refeições subseqüentes e a vontade e procura por alimentos excessivamente calóricos. Além de tudo isso, um estudo realizado em Boston, nos Estados Unidos, mostrou que o café da manhã pode ser de grande ajuda na redução dos riscos de desenvolvimento de diabetes tipo II e de doenças cardiovasculares.

Como emagrecer realizando o desjejum?
Você já ouviu falar naquele ditado devemos tomar café da manhã como rei, almoçar como príncipe e jantar como mendigo? Pois se já o ouviu, deveria estar seguindo. O desjejum deve sempre ser mais maior que o jantar, já que no início do dia nosso metabolismo encontra-se mais acelerado.

Conforme o dia vai passando, ocorre uma desaceleração natural da capacidade de queimar gordura e, para acompanhá-la, deve ocorrer também uma diminuição quantitativa da ingestão alimentar.

O que ingerir no desjejum?
Essa conversa de que não dá tempo de comer bem ao acordar, hoje, não pode mais ser usada. Temos no mercado uma imensa oferta de alimentos que podem ser consumidos até mesmo no carro ou no ônibus. Embora seja melhor fazer o desjejum no trajeto para o trabalho do que não fazer, devemos lembrar que o ideal é sentar à mesa e consumir os primeiros alimentos do dia com calma. Veja a nossa sugestão de menu para o café da manhã.

Menu de Desjejum
Alimentos principais: 1 pão francês ou 2 fatias de pão de fôrma light ou integral light ou 4 torradas prontas ou 4 bolachas sem recheio ou 1 pacote de bolachas salgadas ou 1 barra de cereal normal ou 2 barras de cereal light ou 4 colheres de sopa de cereal matinal.

Para acompanhar: 1 fatia de queijo branco ou 3 de blanquet de peru ou 1 de queijo amarelo ou 1 polenguinho light ou 1 colher (sobremesa) de requeijão.

Para beber: 120 ml de leite desnatado ou 120 ml de cappuccino light ou 120 ml de leite de soja light ou 120 ml de achocolatado light.

Para finalizar: 1 porção de fruta ou 1 porção de suco de uma fruta.

DICA: para um desjejum mais rápido, pode-se usar suco de frutas light de caixinha pronto no lugar da fruta, uma barra de cereal no lugar do pão ou ainda leite de soja com sabor de fruta para substituir a fruta e o leite. No lugar do queijo, também pode ser usado o polenguinho light, que é de fácil transporte e não exige refrigeração.



* Confira mais matérias no BrChef, site parceiro do Guia da Semana.

Atualizado em 7 Ago 2012.