Guia da Semana
Restaurantes
Por Redação Guia da Semana

Nhoque


Colocar uma nota de dinheiro debaixo do prato, fazer um pedido e degustar o nhoque no dia 29. Os mais supersticiosos já fizeram essa simpatia pelo menos uma vez na vida e garantem que ela dá sorte.

A lenda da iguaria conta que há muito tempo, nos arredores de Roma, um velho mendigo bateu à porta de uma casa humilde pedindo comida. Os donos da casa convidaram-no para participar do almoço, juntamente com seus numerosos filhos e, então, serviram nhoques, a única comida que tinham para comer. Eram doze pessoas à mesa.

O mendigo serviu-se de sete nhoques. A família insistiu para que comesse mais. O homem serviu-se de mais sete, deliciando-se com cada mordida, porém sem proferir uma única palavra. Após terminar, ainda silenciosamente, dirigiu-se à porta de saída. Foi quando se voltou a todos e disse: buona fortuna! O mendigo sumira como por encanto. Logo após tirar a mesa, a dona da casa não pode conter as lágrimas de surpresa e de felicidade. Sob cada prato encontrou uma moeda de ouro. Era, então, dia 29.

A massa é feita à base de farinha, ovos, manteiga e água e como é uma massa neutra pode ser servida com os diferentes tipos de molhos. Os brasileiros incrementaram a receita com batata, queijo ralado e noz-moscada.

Conheça outros pratos típicos da Itália


Atualizado em 7 Ago 2012.

Mais notícias

11 lugares para comer fondue em São Paulo no inverno 2021

Restaurantes

Inverno 2021: onde tomar sopas em São Paulo

Restaurantes

Dia da pizza 2021: lugares para comemorar a data em São Paulo

Restaurantes

18 restaurantes em São Paulo com menu especial para o inverno 2021

Restaurantes

10 restaurantes em São Paulo com quitutes juninos

Restaurantes

Mr. Cheney lança cookie Paçoca Amor para celebrar as festas juninas; saiba tudo!

Restaurantes