Guia da Semana

As grandes Araucárias que marcam a paisagem dos estados sulistas guardam um precioso tesouro. Quando maduras, as pinhas se desprendem das árvores e soltam de 10 a 120 pinhões. Em média, as sementes possuem 4 centímetros, têm forma alongada e de cor de marfim e são envoltas em uma casca grossa e de tom amadeirado. De gosto característico, sua consistência parece com a da castanha portuguesa quando cozido.

Fotos: Divulgação

Uma pinha pode carregar de 10 a 120 pinhões

Tribos habitantes da bacia do Rio Paraná, como os Kaingang e Xokleng, viviam da coleta do fruto e o consumiam num método de preparo conhecido como sapecada. Eles cobriam os pinhões com as folhas e ateavam fogo. Depois de assados, era só descascar e comer. Por ser achado na natureza, era considerado "comida de pobre". Mesmo assim, os portugueses que lá foram habitar, bem como as colônias italianas e alemães, logo incorporaram o ingrediente à sua dieta.

Foi uma sábia decisão. A vida do campo exige alimentos calóricos, como o pinhão. Cem gramas representam 196 calorias, algo próximo a 18 sementes cozidas e equivalente a uma fatia de pizza. Mas é muito mais saudável, devido às concentrações de vitaminas como a A, B1, B2, B5 e C, além de ser fonte de cálcio, ferro e fósforo.

Sua importância para o seu ecossistema e seu papel econômico faz com que o Ibama regule sua coleta e comercialização. A temporada começa em 15 de abril, e restaurantes e regiões produtoras já estão com seus festivais e temporadas em ponto de bala.


Quadra de Pinhão, com 4 tipos de doces diferentes feitos da semente. Do restaurante Matterhorn, de Campos do Jordão

Apesar de nativa do sul, a Araucária se adaptou bem à Serra do Mar e as cidades de Cunha e Campos do Jordão, em São Paulo, são as primeiras a festejarem o fruto, respectivamente, entre 16 de abril e 2 de maio e entre 25 de abril e 16 de maio. "Estamos entre dois parques nacionais e há várias espécies aqui, trazendo uma verdadeira chuva por essa época", comenta Ana Rosa Calfat, proprietária e responsável da cozinha da Pousada Barra do Bié, em Cunha. A cidade de Visconde de Mauá, no estado do Rio de Janeiro, também costuma realizar seu evento, ainda sem data definida. Já a festa nacional acontece em Lages, Santa Catarina, dos dias 27 de maio a 06 de junho.

Além dos festivais, feiras-livres e supermercados vão montar suas grandes bancas com as sementes. Ana Rosa garante que é fácil de trabalhar com o produto. "O importante é escolher as sementes maiores, atentar ao tempo de cozimento e moer bem", comenta. São diversas as formas de preparo, da paçoca, quando misturado com carne seca desfiada em um pilão, ao entrevero, um cozido de verduras e carnes com a semente. Em bolos e massas também, basta usar um pouco de farinha de trigo para deixar o produto final mais leve, como na receita abaixo, feita na Pousada Barra do Bié.

Nhoque de pinhão



Ingredientes:
500 gr. de pinhão bem cozido e descascado
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1 ovo
1 colher de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo:
Lave as sementes e coloque na panela de pressão. O tempo ideal de cozimento é de 1h45 em fogo médio.

Já bem cozidos, passe a semente já descascada pelo processador ou máquina de moer carne, até obter uma massa de cor amarronzada. Numa forma, acrescente primeiramente a farinha de trigo e ovo, juntando as masssas. Coloque também o parmesão ralado, misturando bem.

Para os nhoques, utilize a nhoqueira ou o método tradicional, fazendo grossos cordões com a massa e cortando em partes iguais. Cozinhe nhoques em água com sal e um fio de óleo e retire os quando subirem na fervura. Sirva com molho de agrado, seja de tomate ou simplesmente com azeite saborizado de especiarias.

Atualizado em 7 Ago 2012.