Guia da Semana

Este evento terminou

De 28 de agosto a 02 de setembro, São Paulo recebe o Festival Gastronômico do Pará. Durante o evento, chefs renomados das cidades de Belém e Santarém pousam na capital paulista para cozinharem no horário do jantar em restaurantes famosos da capital. O evento levará um chef do estado para cada um dos três endereços de São Paulo que sediarão a atração. Será realizada também uma mostra com insumos da culinária paraense no Mercado de Pinheiros nos dias 01 e 02 de setembro.

Considerada a gastronomia mais autêntica do Brasil, o Pará exala aromas de pratos tipicamente regionais, como o tucupi, a tapioca, a maniçoba, o tacacá, o filhote e o açaí. Como forma de valorizar e enaltecer a gastronomia paraense, estabelecimentos paulistanos irão servir ao público um menu degustação para mostrar receitas do Pará.

“Irei apresentar pratos emblemáticos que traduzem o histórico da cultura amazônica, como o peixe à capitú e o pato no tucupi”, revela o chef Ofir Oliveira, dono do Instituto Sabor Selvagem, em Belém do Pará, organização fundada em 1990 que tem como objetivo o estudo, a divulgação e a valorização da culinária amazônica.


Tacacá (Foto: Divulgação/Festival gastronômico do Pará)

Ao seu lado, a cozinheira e boieira do mercado Ver-o-Peso, Lúcia Torres, estará presente no restaurante Capim Santo para elaborar o menu, no qual haverá também o retumbão - nome de uma dança paraense –, receita em homenagem que será feita com pirão de farinha de tapioca com leite fresco de castanha-do-Pará, servido com camarão e peixe assado.

O chef Saulo Jennings Simões, que comanda o seu próprio estabelecimento Casa do Saulo Restaurante, fixado em meio às belezas naturais da praia de Carapanari, irá apresentar ingredientes poucos conhecidos no Tordesilhas. “Vou mostrar o feijão de Santarém, o camarão aviú, o peixe pirarucu e a farinha piracuí”, elenca.

A chef Daniela Martins, quem está no comando do restaurante Lá em Casa, localizado na cidade de Santarém, e que existe há 45 anos, levará ao Dalva e Dito os sabores do Pará. “Pretendo cozinhar o pirarucu acompanhado com salada de feijão manteiguinha e o porco com taperebá”, revela. Mas o menu não termina aí. Filhote, peixe típico da Amazônia, em crosta de farinha d’água com purê rústico de macaxeira e redução de tucupi amarelo irá compor uma das etapas.

Festival Gastronômico em três restaurantes de São Paulo:

28 e 29/08 – Restaurante Tordesilhas
Chef Saulo Jenning Simões – Casa do Saulo Restaurante (Santarém)
Endereço: Alameda Tietê, 489 - Cerqueira César. Telefone: (11) 3107-7444

30 e 31/08 – Restaurante Dalva e Dito
Chef Daniela Martins – Restaurante Lá em Casa (Belém)
Endereço: Rua Padre João Manoel, 1115 – Cerqueira César. Telefone: (11) 3068-4444
Almoço: 12h às 15h
Jantar: 19h à 0h
Preço: R$ 189 (menu com quatro etapas), R$ 289 (menu com quatro etapas harmonizado com vinhos) – bebidas, valet e serviço não estão inclusos.

01 e 02/09 – Restaurante Capim Santo
Chef Ofir Oliveira – Instituto Sabor Selvagem (Belém)
Lúcia Torres - Boieira do Mercado Ver-o-Peso
Endereço: Av. Ministro Rocha Azevedo, 471. Telefone: (11) 3089-9500

01 e 02/09 – Mercado de Pinheiros
Venda de insumos paraenses - das 10h às 18h

*para mais detalhes sobre as refeições e preços basta entrar em contato com os restaurantes

Festival gastronômico do Pará em São Paulo

Data 28 Ago 2017-02 Set 2017

Horário(s) De 28 de agosto a 02 de setembro | Restaurantes: jantar | Mercado de Pinheiros: 01 e 02 de setembro, das 10h às 18h

Por Redação Guia da Semana