Guia da Semana

O risoto já foi um prato sofisticado e muito exclusivo. Raro de se encontrar em restaurantes brasileiros por um tempo, hoje em dia é uma receita muito mais popular, a qual pode ser encontrada em quase todos os restaurantes italianos e até em estabelecimentos de diferentes especialidades. O risoto é geralmente feito com arroz arbóreo e vinho branco, e os sabores variam conforme as receitas tradicionais e as contemporâneas. São Paulo oferece muitas opções além do famoso bairro de referências italianas, o Bixiga.

+ Saiba onde comer batata recheada em SP
+ Veja onde comer comidas tipicamente brasileiras em SP
+ Veja quais são os melhores passeios no Centro de SP

Conheça os principais locais de São Paulo que apresentam o risoto em seus cardápios, incluindo estabelecimentos premiados em listas tradicionais italianas que avaliam os melhores do mundo em servir risoto.


Tre Bicchieri

O restaurante Tre Bicchieri foi contemplado com o título de um dos melhores estabelecimentos que servem risoto em todo o mundo. A lista Guida Gallo premiou apenas dois estabelecimentos brasileiros. A decoração do local é toda inspirada nas típicas casas italianas, com clima intimista e sensorial, conferido por objetos garimpados em antiquários. A casal serve risotos tipicamente italianos, e todas as receitas são inspiradas na região da Toscana. O de polvo é o destaque da casa.

Rua General Mena Barreto, 765 - (11) 3885-4004 Leia mais

Vinheria Percussi

É o segundo restaurante brasileiro a receber o título de estabelecimento com um dos melhores risotos do mundo segundo a publicação italiana Guida Gallo. O risoto oriental foi o responsável pela nomeação.
A casa tem como intuito oferecer o melhor da gastronomia italiana contemporânea com uma grande carta de vinhos de qualidade. A ideia dos fundadores é a de que bons pratos e bons vinhos andam sempre lado a lado, por isso cada prato é pensado para ser harmonizado com um tipo da vinho.

Rua Cônego Eugênio Leite, 523 - (11) 3088-4920 Leia mais

Gênova

O restaurante Genova é uma opção mais modesta que não deixa a desejar no sabor. Criado por quatro descendentes de italianos, o local busca trazer o máximo de tradição em cada receita. Entre os destaques de risoto está o de Funghi Chileno. Há também as opções de risoto Con Calamaro, feito com lula, e o de Funghi Porcini, feito com cogumelo porcini.

Rua Lisboa, 346 - (11) 3064-3438 Leia mais

Atualizado em 17 Nov 2013.