A luta contra a balança pode nos levar a tomar decisões precipitadas como ficar muitas horas sem comer, pular refeições ou restringir demais a alimentação. Porém, sabemos que quanto mais restritiva a dieta, mais difícil de mantê-la.
Responda com sinceridade: quantas vezes sua dieta foi por água abaixo porque você segurou tanto a vontade de comer um docinho e, por consequência, ao perder o controle, acabou com uma caixa de bombom inteira em minutos? O segredo está em comer de tudo, porém maneirar nas quantidades.
Sim, você pode comer a sua sobremesa depois do almoço. Mas, precisa ser todos os dias? Que tal se mexer mais para poder comer aquele hambúrguer com os amigos? Ou ainda, fazer trocas inteligentes como substituir o refrigerante por água com gás com frutas?
Veja em nossa galeria 10 truques para comer de tudo e ainda emagrecer:
Café da manhã como um rei
Existe um ditado que diz: tome café da manhã como um rei, almoce como um príncipe e jante como um plebeu. A máxima faz sentido porque é o café da manhã a refeição mais importante do dia. É ele que vai te dar energia para aproveitar a rotina que te espera. Você pode turbinar o seu café com canela para que o metabolismo fique ainda mais acelerado. Omeletes incrementadas com aspargos, queijos brancos, tomates ou ricota podem ser ótimas opções para segurar a fome até a hora do almoço. Ainda, lembre-se que ao ter uma refeição balanceada no café da manhã, a fome ficará sob controle durante o dia, evitando grandes pisadas na jaca. Quer sugestões? Veja aqui 8 ideias para substituir o pão francês no café da manhã.
Comece o almoço pela salada
Inicie qualquer refeição pela salada. Isso porque os vegetais dão uma grande sensação de saciedade e isso pode segurar a vontade de raspar o prato de nhoque que vem a seguir. Além disso, você pode tentar equilibrar as refeições durante a semana. Se almoçou hambúrguer ontem, por que não almoçar uma salada reforçada hoje? Uma salada acompanhada de proteína é uma opção certeira para segurar os ponteiros da balança. Você pode se inspirar com ideias de saladas reforçadas aqui.
Evite refrigerantes
Mesmo que o refrigerante seja zero calorias, ele é carregado de sódio e substâncias químicas. Uma boa troca é optar pela água com gás reforçada com limão ou outras frutas. Você ainda vai ter aquela sensação de bebida gasosa, mas muito mais saudável.
Beba água
Falando em beber água, vale reforçar a dica de beber pelo menos dois litros de água por dia. Beber água ajuda com o emagrecimento porque mantém a sensação de estômago cheio durante o dia, evitando a fome. Ainda, aumenta o metabolismo e turbina o trânsito intestinal, o que evita inchaços. Como se tudo isso ainda não fosse suficiente, a água ainda limpa o organismo de toxinas - muitas delas responsáveis pelos temidos furinhos, chamados celulites. Veja aqui outras vantagens de se beber muita água.
Tome chá
O chá também entra na conta dos dois litros de líquidos por dia. Mas ele deve ser consumido natural, sem açúcar, e o ideal é que tenha sido preparado na hora. Além de hidratar, há diversas opções de chá que podem ser ótimos aliados para o emagrecimento. O chá de gengibre, por exemplo, aumenta o metabolismo. O chá de hibisco evita inchaços. Já o chá verde é uma ótima fonte de antioxidantes.
Oleaginosas de lanchinho
Dica boa para segurar a fome é levar na bolsa um pacotinho de oleaginosas. Quando bater aquela vontade de comer alguma coisa no meio da tarde, vale comer nozes, amêndoas, pistaches e castanhas de caju. Esses alimentos são fontes de fibras e gorduras boas e ajudam na prevenção do envelhecimento precoce. E, claro, auxiliam na perda de peso.
Fruta de sobremesa
Que tal trocar a sobremesa de hoje por uma fruta fresca? O abacaxi, por exemplo, é recheado de vitamina C e ainda ajuda com a retenção de líquidos. O abacate tem um tipo de gordura chamada de ômega 9, um ácido graxo responsável por acelerar o metabolismo. O kiwi é extremamente diurético. A maçã tem muitas fibras, o que segura a fome por muito mais tempo. O mamão dá uma turbinada no intestino, evitando inchaços.
Coma doce sim
Se a vontade de comer doce bater, não adianta resistir. Lembre-se que dietas muito restritivas tendem a ser mais difíceis de manter. Ou seja, é melhor comer o que te der vontade em menor quantidade para ir controlando a vontade aos poucos. Além disso, prefira comer o docinho logo depois das refeições. Isso porque o açúcar se mistura com outros nutrientes ingeridos, como fibras, proteínas e gorduras, e evita picos de insulina no sangue.
Jantar mais leve
É durante a noite, a partir das 18h, que o nosso metabolismo começa a desacelerar para que tenhamos uma boa noite de sono. Por isso, voltamos àquele ditado: jante como um plebeu. O ideal é comer pelo menos duas horas antes de ir para cama. E opte por refeições mais leves, como sanduíches light e sopas. Além disso, quanto mais proteica a refeição, melhor. Veja aqui 12 receitas apetitosas e saudáveis para você preparar sanduíches no jantar.
Cuidado com os drinks
Durante o happy-hour, dá para escapar das opções mais calóricas. Opte por drinks preparados com adoçantes. Além disso, as bebidas que possuem menos calorias são o Gin e o Saquê. Que tal optar por elas ao invés da cervejinha? Veja aqui 10 drinks com poucas calorias para você não fugir do happy hour durante a dieta.
Mexa-se
Tudo bem se você não tem tempo ou dinheiro para se matricular numa academia, mas você pode tentar se mexer mais durante o dia-a-dia. Que tal trocar o elevador pelas escadas pelo menos três vezes por semana? Ou descer um ponto antes para caminhar alguns quarteirões antes de voltar para casa? São atitudes que só te trazem benefícios!
Atualizado em 2 Jun 2018.