Guia da Semana
Receitas
Por Ricardo Archilha

Aprenda 5 ideias inusitadas para receitas detox

Quem disse que detox tem que ser ruim?!.

Panqueca, cupcake e até caipirinha detox?! (Reprodução )

A dieta detox saiu do mundo das celebridades e invadiu o nosso paladar com receitas que, pasmem, podem ser deliciosas, além de ajudarem no emagrecimento. Esse tipo de dieta é basicamente composta por alimentos ricos em nutrientes antioxidantes e diuréticos.

+ Confira 10 receitas de suco detox 
+ 8 alimentos que sabotam a dieta
+ Conheça o canal de Bem Estar do Guia da Semana 

Ficam de fora: cítricos, leites e derivados, cereais, carne vermelha, soja e derivados, açúcar refinado, mascavo ou glicose, manteiga, margarina, maionese e molhos prontos. Álcool, café e refrigerantes, mesmo que diet, devem ter um cuidado especial. São incluídos: frutas, quinoa, batata doce, aipim, inhame, leguminosas, peixes, carnes brancas, sementes, legumes, chás e ervas.

E quem disse que tudo isso tem que vir em forma de suco ou sopa? Por isso, o Guia da Semana te mostra 5 ideias deliciosas para inovar no detox. Confira!

CAIPIRINHA DETOX 

Todo mundo sabe que o álcool é um dos piores inimigos da dieta. Porém, é importante ter em mente quais são as bebidas menos calóricas. Uma dose de vodca, por exemplo, contém 72 calorias; já uma dose de uísque possui 240. Que tal, então, preparar uma boa caipirinha de vodca? Acrescente uma ou duas doses da bebida, e abuse na criatividade. A dieta do Dr. Perricone, um dos maiores dermatologistas dos EUA, dita que um ótimo aliado para uma pele perfeita são as berries: potentes antioxidantes capazes de eliminar toxinas do corpo. Gogiberry, cranberry, amora e romã são ótimas opções. Tempere com gengibre, que melhora o processe digestivo e circulatório, e voilá!

SORVETE DETOX

Uma das maiores delícias do verão são os sorvetes. Esqueça os calóricos sabores de chocolate e aposte em um bom sorbet. À base de água, a receita dispensa o leite e seus derivados. Que tal voltar a infância e preparar um bom geladinho? Prepare um suco detox e divida em formas de gelo. Outra ideia é apenas temperar a água ou acrescentar algumas frutas. Bom apetite! 

CUPCAKE DETOX

Você já imaginou que poderia comer um bolo detox? Aqui, o essencial é eliminar laticínios, cereais e, é claro, manteiga e açúcar - até o mascavo fica de fora! Assim, prepare a massa com farinha integral e ovos orgânicos. A manteiga pode ser substituída por óleos vegetais, como o de amêndoas. Na hora do sabor, opte por algum ingrediente detox - a manga é uma ótima opção. Além de ser rica em vitamina C e betacaroteno, nutrientes essenciais para o processo detox, possui também fibras, melhorando o funcionamento do intestino.

SPAGHETTI DETOX

Isso mesmo! Até um bom spaghetti pode ser benéfico à saúde. Use massa integral e abuse nos temperos detox. Além dos tradicionais alho e cebola, que participam do processo de formação da glutationa, antioxidante essencial ao detox, capriche em outros temperos. Algumas ideias: tomilho, que ajuda a combater as bactérias do intestino; salsinha, um ótimo diurético, e chlorella, alga verde composta pro clorofila e nutrientes importantes do processo detox, além de ser rica em vitamina B. Infelizmente, molhos e queijos ficam de fora!  

PANQUECA DETOX 

A tradicional sobremesa americana também pode ser aliada a sua dieta. Para a massa, use os segredos do cupcake e, para a cobertura, uma bola geleia de framboesa. Outra ideia bacana é acrescentar à massa algumas sementes, como as de girassol. Que tal?


Por Ricardo Archilha

Atualizado em 18 Nov 2014.

Mais notícias

De Guioza a Tempurá: 10 receitas da culinária japonesa para fazer em casa

Receitas

12 lanchinhos práticos e gostosos para comer antes de dormir se a fome bater

Receitas

De cerveja amanteigada do Harry Potter a lasanha do Garfield: 10 receitas de filmes para fazer em casa

Receitas

Aprenda a fazer uma deliciosa bacalhoada portuguesa para a Páscoa

Receitas

10 sobremesas francesas que você pode fazer em casa

Receitas

Como fazer uma tarte tatin em casa

Receitas