Guia da Semana
Receitas
Por Redação Guia da Semana

Aprenda a fazer uma prática e saborosa esfiha de carne caseira

Receita tem preparo fácil e é uma ótima pedida para unir a família e amigos.

Receita é prática e rende, em média, 10 esfihas (Foto: Reprodução)

Tudo que é caseiro fica melhor, não é mesmo? Inclusive as esfihas que devoramos tradicionalmente aos finais de semana e que nos salvam na hora daquela preguiça de cozinhar. Mas para quem quer comer uma esfiha caseira quentinha saindo do forno, a dica é aproveitar essa receita superprática de esfiha de carne aberta ou fechada.

Sem muitos segredos ou ingredientes mirabolantes, a receita é uma ótima pedida para quem não quer perder muito tempo na cozinha, mas quer se deliciar com uma receita feita em casa. Confira a receita do blog TPM, pra que te quero? de uma prática e saborosa esfiha de carne caseira:

RECEITA DE ESFIHA DE CARNE CASEIRA

*Receita do blog TPM, pra que te quero?
Ingredientes
Massa
4 + ¼ xícara de farinha de trigo
1 + ½ colher de sopa de açúcar
½ xícara de óleo
1 ovo
1 pitada de sal
1 xícara de leite
1 + ½ tablete de fermento biológico fresco
Recheio
Azeite
1 cebola picada
1 dente de alho picado
500 g de patinho moído
1 tomate picado
Cheiro verde (opcional)
Sal a gosto
Noz moscada a gosto
Pimenta moída a gosto
½ limão
Finalização
1 ovo (para pincelar)
2 colheres de sopa de leite

Modo de preparo
Massa: Misture todos os ingredientes da massa em um bowl, menos o leite e o fermento biológico. Misture bem com as mãos, delicadamente, até a massa ficar mais encorpada. Acrescente o leite. Mexa mais. Acrescente o fermento biológico. Leve a massa para uma superfície limpa e enfarinhada e sove até que fique bem lisa e uniforme. Deixe a massa descansar por 1 hora e meia, coberta por um pano de prato. Enquanto isso, faça o recheio. Recheio: Coloque em uma panela o azeite, a cebola e o alho, até dourar. Depois acrescente a carne até ficar no ponto correto. Acrescente o tomate picado e o cheiro verde. Mexa bem e finalize com o sal, noz moscada e pimenta moída. Tire o recheio da panela e coloque em um recipiente, esprema o limão na carne. Leve a geladeira por uma hora, pois o recheio deve estar frio para colocar na esfiha.

Montagem: abra a massa em uma superfície enfarinhada com um rolo de macarrão até ficar bem fina. Corte em rodelinhas com um molde ou então com a ajuda de um copo de boca larga. Para fazer a esfiha fechada, coloque o recheio no meio do círculo e vá unindo duas pontas, com a certeza de que está bem fechado. Depois uma as duas pontas de baixo para formar um triângulo. Para fazer a aberta, forme uma bordinha com o dedão e coloque o recheio depois, no centro. Misture o ovo com o leite e bata bem. Use a mistura para pincelar as esfihas. Forre uma forma com papel manteiga (ou unte) e coloque as esfihas, as fechadas coloque viradas para baixo. Leve ao forno a 180°C por cerca de 30 minutos, ou até dourar. Agora é só servir!


Atualizado em 14 Set 2016.

Mais notícias

Mais de 20 ideias de sobremesas para o Dias dos Namorados 2019

Receitas

De escondidinho a sopa e pão; veja 10 receitas com mandioquinha de dar água na boca

Receitas

10 receitas com ervilha que vão te surpreender

Receitas

De tapas a paella, veja 10 receitas para fazer um jantar espanhol em casa

Receitas

10 receitas deliciosas com pepperoni

Receitas

10 receitas sabor churros que vão te surpreender

Receitas