Guia da Semana

O bacalhau, um peixe salgado e seco, é muito consumido na época da Páscoa, principalmente no domingo do feriado, em que diversas famílias costumam se reunir em um grande almoço.

Pensando nas pessoas que pretendem oferecer um almoço ou jantar de Páscoa, o Guia da Semana conversou com as chefs Carla Pernambuco e Palmirinha Onofre, que escolheram três receitas especiais para a data. Confira:

Receita de Bacalhau com natas da quinta das carvalhas com purê de batata-doce e laranja, da Carla Pernambuco

"As duas receitas são excelentes. Uma é mais simples, rústica, mais fácil. A outra é fácil, porém mais gourmet, mais elaborada, leva batata-doce, um ingrediente inusitado. Fiz ambas no Brasil No Prato". (Carla Pernambuco)

Bacalhau Carla Pernambuco

Ingredientes:
- 800g de lombo de bacalhau dessalgado, pré-cozido e em lascas grandes
- 6 batatas-doces médias
- Suco de 3 laranjas
- 1 colher de manteiga
- 2 cebolas pequenas em fatias finas
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1/2 xícara de leite
- 1 xícara de creme de leite
- 1 pitada de noz-moscada
- Sal a gosto
- 1 colher de sopa de mostarda Dijon
- 1 colher de chá de suco de limão
- 1 gema
- 250g de queijo emmenthal ralado para polvilhar

Modo de preparo:
Descasque as batatas, corte em cubos grandes e as leve para cozinhar com água e uma pitada de sal. Depois, leve as batatas ao fogo e faça um purê com 1 colher de manteiga e o suco de laranja e reserve.

Frite as fatias de cebola no azeite até ficarem bem macias. Junte os cubos de batata e as lascas de bacalhau e reserve. Aqueça a manteiga em uma panela, junte a farinha e faça um roux (mistura de farinha e manteiga que fica levemente marrom). Junte o leite e o creme, misture bem com um batedor para não empelotar.

Cozinhe até formar um bechamel (molho) bem grossinho. Retire do fogo, junte o suco de limão, a mostarda e a gema, mexendo bem. Acerte os temperos e misture com o bacalhau em lascas. Unte aros de 10cm de diâmetro com manteiga e farinha de rosca - preencha até ¾ do aro com a mistura de bacalhau. Complete o restante com o purê de batata doce e finalize com o queijo emmenthal ralado.

Na hora de servir, coloque no forno bem aquecido, 200ºC, até gratinar. Desenforme o aro no prato de serviço e sirva.

Rende: 8 porções

Receita de Bacalhau à Gomes de Sá, da Carla Pernambuco

Bacalhau à Gomes de Sá Carla Pernambuco

Ingredientes:
- 1kg de bacalhau
- 1 copo de leite
- 1 copo de água
- ½ kg de batata inglesa
- 3 tomates médios
- 3 cebolas médias
- Azeite
- Pitada de açúcar

Modo de preparo:
Deixe o bacalhau de molho na véspera. No dia seguinte, mude a água. Lave bem e, a seguir, cozinhe em água e em um pouco de leite (partes iguais). Depois do bacalhau cozido, lasque em pequenos pedaços e reserve.

Corte os tomates e as cebolas em quatro partes, tempere com azeite, sal e pimenta e leve ao forno para assar até que fiquem macios.

Cozinhe as batatas com casca e, quando estiverem macias, escorra-as e coloque-as em uma assadeira untada. Com as batatas ainda quentes, faça uma leve pressão sobre cada uma utilizando uma colher ou as mãos. Tempere com azeite, sal e alecrim e leve ao forno.

Em uma frigideira, junte as lascas de bacalhau com azeite, açúcar e folhas de louro. Acrescente os tomates e cebolas assadas e ajuste o sal e pimenta.

Sirva o bacalhau sobre as batatas e finalize com um fio de azeite e a folha de louro.

Receita de Bacalhau ao Molho de Maracujá, da Palmirinha Onofre

"A Páscoa é uma data muito especial. É a hora de renovar as energias para realizar os sonhos, recomeçar sem perder as esperanças... E nada melhor do que estar com a família reunida saboreando um prato delicioso como o bacalhau, feito com muito carinho e amor, detalhe esse que torna o momento inesquecível!" (Palmirinha Onofre)

Bacalhau ao Molho de Maracujá Palmirinha

Ingredientes:
-
1 Kg de Bacalhau em posta
-
1 xícara de chá de azeite

Molho:
-
250 ml de suco de maracujá concentrado
-
1 colher de sopa de amido de milho
-
1 xícara de chá de mel
-
Amêndoas para decorar

Em uma panela coloque o suco de maracujá (reserve um pouco), o amido de milho misturado ao suco reservado e o mel. Cozinhe até engrossar, levemente.

Modo de fazer
Deixe o bacalhau de molho em água por mais ou menos 2 dias (trocar a água 3 vezes). Depois, cozinhe a peça em água fervente por cerca de 15 minutos. Em uma frigideira, aqueça o azeite e frite as postas de bacalhau. Após fritar, coloque em um refratário e regue com o molho de maracujá. Decore com as amêndoas.

Obs.: Se desejar, corte uma cabeça de alho na ponta e frite no azeite em que foi frito o bacalhau. Sirva com arroz branco e salada de folhas verdes.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 3 Fev 2016.