Guia da Semana

Ao longo de seus 80 anos, Palmirinha Onofre cativou públicos de todos os tipos, de donas de casa até personalidades famosas. Afastada das telinhas desde 2010, a simpática vovó se modernizou, rendeu-se ao Twitter - com a ajuda dos netos - tornou-se referência no caderninho de receitas do público em geral e agora está de volta à TV no canal Bem Simples, da FOX.

A cozinheira foi homenageada recentemente com a Ordem do Mérito da Gastronomia, pela Câmara Municipal de São Paulo. Mãe de três filhas, seis netos e duas bisnetas, Palmirinha garante que o sucesso de sua cozinha depende da combinação de dois elementos: amor e temperos.

“O grande segredo da comida de avó é temperar com ingredientes caseiros e muito amor e carinho, quando estiver cozinhando. Não adianta você cozinhar bem e não colocar amor nas suas receitas”, revela.

Intimidade

A mestre cuca das vovós gosta de receber as pessoas em sua casa e é fã de um bom chá da tarde, com lanches e até um almoço com os mais chegados. Mas o que não abre mão é de reunir a família para apreciar suas famosas produções culinárias.

Como toda boa vovó, as receitas são sucesso entre os netos e bisnetos, mesmo que adultos. “Sempre me pediam para fazer um bolos de chocolate com brigadeiro por cima, coberto com granulado. O meu neto de 31 anos é fã da minha cocadinha. Até hoje vem em casa com a namorada e pede pra eu fazer e leva até para o trabalho”, comenta.

Crédito: Divulgação
O prato preferido de Palmirinha é frango com polenta

Ao imaginar como deve ser a cozinha da casa de Palmirinha, a primeira impressão é uma megaestrutura, com panelas e receitas elaboradíssimas, certo? Errado!

A Vovó Palmirinha é fã de pratos simples e o seu predileto é o clássico frango com polenta. Porém, está impedida de degustá-lo, pois fez uma promessa para que a neta encontre a tampa de sua panela. “Vale durante um ano, até ela arranjar um namorado. Ela é chatinha, vai ser meio difícil, ela é bem exigente. Enquanto isso, fico sem comer”, comenta aos risos.

Truques

Quem pensa em um segredo ultrasecreto na receita da Palmirinha, pode tirar o cavalinho da chuva. Perguntada sobre o que não pode faltar em uma comida de vó, Palmirinha receita ingredientes simples. “Um belo óleo ou azeite, temperos variados, como: orégano, manjericão, salsinha, cebolinha, sempre frescos. Com isso, você já consegue fazer qualquer coisa. Isso é o que as avós e bisavós que falam comigo fazem”, revela.

Vovó celebridade

Os passeios prediletos de Palmirinha são os shoppings da cidade e, claro, alguns restaurantes, como o Lelis Trattoria, onde não abre mão de comer uma salada e uma macarronada, o Trattoria do Sargento, onde aprecia um frango a passarinho, também acompanhado de massa, e a cantina Speranza, em Moema.

“Não gostam de sair comigo, porque muita gente me para e eu tenho que dar atenção. Dependo deles, são meus fãs, querem tirar foto e eu adoro isso. Gosto de conhecer pessoas”, ressalta a mega-estar das panelas.

Pratos que relembram a cozinha da vovó são os chamados comfort food. Veja abaixo os restaurantes de São Paulo que seguem esse conceito.

Por Marcus Oliveira

Atualizado em 10 Abr 2012.