Guia da Semana



A chef Márcia de Paula sugere duas receitas para serem preparadas especialmente durante o outono: o Folhado de Chocolate e Laranja e as Rabanadas com compotas de maçã e queijo brie.

Confira:


Folhado de Chocolate e Laranja (quatro pessoas):


Ingredientes:


- 1 folha de massa folhada arosa
- 2 colheres de chocolate em pó
- 1 colher de maisena
- 250 ml de leite
- 2 colheres de açúcar
- 1 ovo inteiro e 1 gema
- 5 colheres de chantilly
- 750 g de laranja em gomos


Para preparar a iguaria, polvilhe a massa dos dois lados com o chocolate em pó e deixe refrigerar durante uma hora. Em seguida, corte-a em círculos de 8cm e asse-a até dourar. Daí, ferva o leite com o açúcar, acrescente a maisena batida com os ovos em um pouco de leite frio e deixe o creme engrossar. Feito isso, misture o restante do chocolate em pó, deixe esfriar e coloque o creme junto ao chantili. Abra os círculos pela metade, recheie com o creme de chocolate e chantili e decore com um gomo de laranja. Sugere-se colocar uma calda de laranja por cima para dar um toque especial.

Rabanada (seis pessoas):


Ingredientes:


- 20 fatias de pão francês ou brioche amanhecido
- 200 ml de leite
- 2 ovos
- 1 colher de chá de essência da baunilha
- Manteiga
- 4 maçãs vermelhas fatiadas
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 50 ml de água

De início, misture leite, ovos, açúcar e essência de baunilha e passe nas fatias de pão dos dois lados. Em seguida, frite com pouca manteiga, dourando na frente e atrás. Quanto às maçãs, coloque todos os ingredientes em uma panela e cozinhe em fogo baixo até ficar cremoso. Daí, ponha tudo em uma panela e cozinhe em fogo baixo até ficar cremoso. Por fim, passe no liquidificador rapidamente, deixando alguns pedaços de maçã. Na montagem, coloque uma porção de compota sobre cada rabanada, acrescente uma fatia de queijo brie, decore com lâminas de maçã fresca e cebolinha francesa.

Foto: Divulgação

Atualizado em 7 Ago 2012.