Guia da Semana

Um sobrado no Jardim Botânico acaba de ganhar o restaurante Volta, que tem como a memória afetiva seu fio condutor. Os sócios Fernando e Roberto Kaplan e Daniel Oelsner, mesmo grupo que comanda o bar de tapas Venga!, contam que o cardápio é inspirado em livros antigos e cadernos de receitas das avós e cozinheiras.

Quem comanda a cozinha é o chef Fernando Pavan, ex-chef do premiado restaurante Brasil a Gosto (São Paulo), que traz apresentação e técnicas atuais para pratos como canja de galinha, fígado, salpicão, carne assada, entre outro.

As sobremesas, seguindo a mesma linha, foram criadas exclusivamente para o Volta pelo chef Frédéric de Maeyer. Há opções como Romeu e Julieta, compotas, banana split, além dos churros do Venga!.

Os drinques da casa merecem destaque. O premiado bartender Jean Ponce, do restaurante D.O.M (São Paulo), desenvolveu a “carta de bar” com exclusividade. Inspirado pelo conceito do restaurante, o vencedor do prêmio de melhor bartender do país em 2013, pela revista Prazeres da Mesa, criou sete receitas inéditas como o Bulhufas, que mistura cachaça orgânica com infusão de beterraba, notas de limão e espumante brut com talo de manjericão.

Por Marco Sá

Atualizado em 16 Ago 2013.