Quem nunca teve problemas em algum serviço de alimentação? Atrasos na refeição, comida fria, atendimento ruim... Sem contar com algumas "surpresas" desagradáveis que todo mundo aqui um dia já encontrou no meio da comida, não é mesmo?

Mas quem conhece o outro lado da moeda? Alguém aqui sabe a correria que é trabalhar em um serviço de alimentação? Correr contra o tempo para preparar as refeições, patrão e clientes exigentes, funcionário que falta, serviço pesado de limpeza, jornadas de trabalho extenuantes e ainda por cima, em ambiente quente, trabalhando o tempo todo em pé. E quando o fornecedor não entrega a mercadoria então? Minha nossa, é corre-corre o tempo todo.

Caramba, o estabelecimento que serve refeições tem todo um padrão e um fluxo de atividades para seguir. Ainda mais que isso: normas da Vigilância Sanitária! Com tudo isso acontecendo, podemos dizer que não é fácil, não é mesmo?

Mas se um dia nos depararmos com alguma situação desagradável em algum estabelecimento, o que devemos fazer? Veja formas de solucionar os problemas:

Quando tudo dá certo:

Você tem reclamações quanto à comida, está na TPM e acabou nervosa com alguma situação, ou encontrou algo "estranho" em seu prato e quer resolver o problema. Converse com o atendente. Caso tudo seja resolvido, parabéns! Você evitou uma situação de risco, mas pode entrar para a "lista negra" do estabelecimento.

Agora, o contrário:

As mesmas situações citadas acima. Você reclama com o atendente, que faz com que converse com o gerente. Mas, acaba reclamando com o próprio dono do lugar e, mesmo assim, não resolve seu problema. O melhor a fazer é ir embora, nunca mais voltar ao estabelecimento e falar mal dele para todos os seus amigos e conhecidos. Parabéns! Você acabou de ganhar um inimigo!

Mas, como os donos dos restaurantes costumam ver esse tipo de situação? Será que eles se importam com a opinião dos clientes? Há uma boa parcela, infelizmente, que somente visa lucros acima de tudo e acaba não investindo tanto em qualidade, como em equipamentos e utensílios novos, ou reformas que previnem riscos de contaminações e otimizam os fluxos dentro das cozinhas. Assim, nós presenciamos situações desagradáveis e acabamos não comendo uma comida de qualidade, com atendimento péssimo.

Mas, a outra parcela de proprietários investe em qualidade e pode ter certeza de que nas reclamações e sugestões dos clientes, sempre encontra oportunidades de crescimento e melhoramento dos seus serviços. Afinal, os olhos do cliente são o termômetro da casa. E são esses mesmos que acabam abrindo uma franquia (ou outro estabelecimento), ganham reconhecimento, elogios, prêmios e continuam sempre andando na caminhada contra os concorrentes...

Por isso, em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações, sinta-se à vontade para me escrever!

Leia as colunas anteriores de Carla Milani:

? Quanto apetite!


? Do you speak english?


? Misturebas, gororobas e outras coisas


Quem é a colunista: Carla Milani. Apaixonada por alimentos e bebidas.

O que faz: Nutricionista e Barista

Pecado gastronômico: Massas, massas e mais massas!!!

Melhor lugar do Brasil: Todos!!! (mas em especial o Rio de Janeiro...)

Fale com ela:
[email protected]

Atualizado em 7 Ago 2012.