Guia da Semana
Na Cidade
Por Lidia Capitani

Exposições imperdíveis em julho para ver online

São mostras virtuais do CCBB, MIS, Farol Santander, Museu do Futebol, MAM e mais.

Fotos: Divulgação (via assessoria CCBB) | Eduardo Srur (via assessoria - Avesani Comunicação) | Reprodução/Vinicius Monção

As exposições de julho estão imperdíveis! Os fãs de arte e cultura podem curtir mostras de arqueologia, fotografia, cinema, história, arte contemporânea e até entretenimento.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu as exposições online imperdíveis em julho. Confira:

► "EGITO - DO COTIDIANO À ETERNIDADE", CCBB

Foto: Divulgação (via assessoria CCBB)

A exposição incrível sobre o Egito antigo que seria exposta no CCBB virou uma tour online para você ter essa experiência em casa. A mostra reúne esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e até uma múmia, tudo vindo do Museu Egípcio de Turim, o segundo maior acervo egípcio do mundo. São obras que tratam do cotidiano, religiosidade e os costumes ligados à crença na eternidade.

Confira aqui


► MIS

O Museu de Imagem e Som de São Paulo, MIS, está com exposições online em parceria com o Google Arts & Culture. Dentre elas, “Cinema paulista nos anos 1970”, “Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970”, “A mulher na Revolução de 32” e “Cinema paulista nos anos 70”. São mostras que discutem fotografia, cinema e também que possuem cunho político e social.

Confira aqui


► "QUEERENTENA"

Foto: Reprodução/Vinícius Monção

O Museu da Diversidade Sexual está em cartaz com sua primeira mostra digital, chamada “Queerentena”. A exposição traz obras de artistas LQBTI+ que foram criadas durante o período de isolamento e que discutem temáticas relacionadas ao momento. São 60 obras dos mais variados tipos, de pinturas a colagens e fotografias de artistas de todo o Brasil.

Confira aqui


FAROL SANTANDER

O Farol Santander está com uma tour virtual por oito andares do icônico prédio. As atrações que fazem parte da programação são o hall de entrada; o Espaço Memória (2º ao 5º andar); as exposições “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” (22º andar) e “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz” (23º andar), além do famoso Mirante do 26º andar.

Confira aqui


► "ARQUIVO PETER SCHEIER", IMS

Foto: Divulgação (via assessoria - Instituto Moreira Salles)

A exposição “Arquivo Peter Scheier”, no IMS Paulista, é um mergulho nos trabalhos do fotógrafo, com destaque para as obras que saíram na Revista Cruzeiro, na década de 1940; seus registros sobre o nascimento de instituições como o Museu de Arte de São Paulo e a Bienal de São Paulo, nos anos 1950; bem como sua colaboração com arquitetos como Rino Levi e Lina Bo Bardi.

Confira aqui


► CCBB

No "CCBB em Casa" você encontrará as visitas mediadas de exposições online como "Egito Antigo - do Cotidiano à Eternidade", "Ivan Serpa - A Expressão do Concreto", “"Linhas da Vida", da artista Chiharu Shiota, e "Vaivém". São vídeos que explicam o contexto das produções e quem são os artistas autores das obras. Além disso, também há uma tour patrimonial pelos prédios do CCBB pelo Brasil, nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Confira aqui


► "CASTELO RÁ TIM BUM", MIS

Foto: Letícia Godoy (via assessoria MIS)

Em comemoração aos seus 50 anos, o MIS disponibilizou virtualmente uma de suas exposições de maior sucesso: Castelo Rá Tim Bum. Na mostra, é possível fazer uma tour virtual 360º pelos cômodos do castelo preferido da televisão brasileira.

Confira aqui


► "LUMINA", INSTITUTO TOMIE OHTAKE

É possível fazer uma tour guiada pela exposição "LUMINA", do Instituto Tomie Ohtake. A visita virtual em vídeo conta com a artista autora das obras, Mariana Palma.

Confira aqui


► MUSEU AFRO BRASIL

O Museu Afro Brasil apresenta seu acervo online por meio do Google Arts & Culture. São sete exposições virtuais sobre a cultura africana no Brasil, como “O Maracatu e o Guerreiro de Alagoas: Festividades Afro-Brasileiras”, que conta um pouco mais sobre o Maracatu. Já a exposição “Panos e Tapas” retrata os estilos e técnicas dos povos africanos.

Confira aqui


► MUSEU DO CAFÉ

Foto: Otavio Oliva / Shutterstock.com

O Museu do Café, em parceria com o Google Arts & Culture, exibe algumas exposições online na plataforma. São mostras como “Café Árabe, um símbolo de generosidade”, “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café”, “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista” e mais.

Confira aqui


MAM

O Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, também segue com uma coleção de exposições virtuais em 360º. Você pode conferir algumas das mostras em parceria com o Google Arts & Culture por aqui, ou pode fazer uma tour virtual por 10 exposições antigas do museu. São exposições como “Passado/Futuro/Presente: arte contemporânea brasileira no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo”, “MAM 70: MAM e MAC USP”, “Oito décadas de abstração informal” e mais.

Confira aqui


MUSEU DO FUTEBOL

Foto: Jo Galvao / Shutterstock.com

O Museu do Futebol está com exposições online por meio da plataforma do Google Arts & Culture. São mostras como “Lea Campos, a primeira árbitra”, “A "Michael Jackson": os primeiros chutes”, “Mulheres, desobediência e resiliência”, “Visibilidade para o Futebol Feminino”, “Chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés” e muito mais.

Confira aqui


► MUSEU ÍNDIA VANUÍRE

No site do Museu Índia Vanuíre é possível conferir diversas exposições online que seguem a temática da cultura indígena. São mostras virtuais como “A Dança como representação da Cultura Terena na Terra Indígena Icatu”, “O Café e a História de Tupã, “Kaingang – O Povo da Floresta” e mais.

Confira aqui


► "NOT CANCELLED"

Foto: Eduardo Srur (via assessoria de imprensa - Avesani Comunicação)

Galerias de arte contemporâneas do Brasil se juntaram para montar uma mostra virtual chamada “NOT CANCELLED”. A cada semana, a programação e exposições mudam, então vale sempre checar as novidades. A mostra rola até o dia 8 de julho no site.

Confira aqui


► MUSEU FELÍCIA LEIRNER

Na campanha do Governo do Estado, #CulturaEmCasa, o Museu Felícia Leirner possui uma programação online intensa, que conta com tour virtual pelo museu e exposições digitais. São mostras de fotografia e sobre o museu.

Confira aqui


► "MUSEHUM – MUSEU DAS COMUNICAÇÕES E HUMANIDADES", OI FUTURO

Foto: Reprodução (via assessoria Oi Futuro)

O Oi Futuro disponibilizou o Acervo Online "MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades". Trata-se de uma plataforma digital que expõe mais de 3.800 itens inéditos de sua coleção, entre fotografias históricas, objetos e documentos. A maioria das peças apresentadas no museu digital será vista pela primeira vez pelo público já que não integram a exposição permanente do Museu das Comunicações e Humanidades.

Confira aqui


► "#GALTAKEOVER"

A cada semana um artista toma conta do Instagram da GAL Galeria e traz um pouco de suas obras e discussões para o público. Desde o lançamento do projeto, artistas como Alisson Damasceno, Marina Tasca, Aruan Mattos & Flavia Regaldo e Carolina Botura compartilharam suas inspirações, processos criativos, colaborações e trabalhos produzidos em diversas mídias. O projeto segue até outubro - outros 18 artistas de Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Londres assumirão as postagens nas redes da GA.

Confira aqui


Por Lidia Capitani

Atualizado em 4 Jul 2020.

Mais notícias

Confira o melhor da programação grátis e virtual em agosto de 2020

Na Cidade

'Botafogo Xperience' é opção de empreendimento charmoso no bairro de Botafogo, no Rio de janeiro; saiba tudo!

Na Cidade

Exposições imperdíveis para conferir em agosto de 2020

Na Cidade

13 exposições de arte brasileira para conferir online

Na Cidade

LEGO inaugura loja certificada em São Paulo; saiba tudo!

Na Cidade

Tour virtual: 10 pontos turísticos de São Paulo para conhecer online

Na Cidade