Guia da Semana

As exposições de julho estão imperdíveis! Os fãs de arte e cultura podem curtir mostras de arqueologia, fotografia, cinema, história, arte contemporânea e até entretenimento.

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu as exposições online imperdíveis em julho. Confira:

► "EGITO - DO COTIDIANO À ETERNIDADE", CCBB

Foto: Divulgação (via assessoria CCBB)

A exposição incrível sobre o Egito antigo que seria exposta no CCBB virou uma tour online para você ter essa experiência em casa. A mostra reúne esculturas, pinturas, objetos, sarcófagos e até uma múmia, tudo vindo do Museu Egípcio de Turim, o segundo maior acervo egípcio do mundo. São obras que tratam do cotidiano, religiosidade e os costumes ligados à crença na eternidade.

Confira aqui


► MIS

O Museu de Imagem e Som de São Paulo, MIS, está com exposições online em parceria com o Google Arts & Culture. Dentre elas, “Cinema paulista nos anos 1970”, “Lambe-lambe: fotógrafos de rua em São Paulo nos anos 1970”, “A mulher na Revolução de 32” e “Cinema paulista nos anos 70”. São mostras que discutem fotografia, cinema e também que possuem cunho político e social.

Confira aqui


► "QUEERENTENA"

Foto: Reprodução/Vinícius Monção

O Museu da Diversidade Sexual está em cartaz com sua primeira mostra digital, chamada “Queerentena”. A exposição traz obras de artistas LQBTI+ que foram criadas durante o período de isolamento e que discutem temáticas relacionadas ao momento. São 60 obras dos mais variados tipos, de pinturas a colagens e fotografias de artistas de todo o Brasil.

Confira aqui


FAROL SANTANDER

O Farol Santander está com uma tour virtual por oito andares do icônico prédio. As atrações que fazem parte da programação são o hall de entrada; o Espaço Memória (2º ao 5º andar); as exposições “Devaneios – Os Mundos de JeeYoung Lee” (22º andar) e “Constelação – Somos Todos Feitos de Luz” (23º andar), além do famoso Mirante do 26º andar.

Confira aqui


► "ARQUIVO PETER SCHEIER", IMS

Foto: Divulgação (via assessoria - Instituto Moreira Salles)

A exposição “Arquivo Peter Scheier”, no IMS Paulista, é um mergulho nos trabalhos do fotógrafo, com destaque para as obras que saíram na Revista Cruzeiro, na década de 1940; seus registros sobre o nascimento de instituições como o Museu de Arte de São Paulo e a Bienal de São Paulo, nos anos 1950; bem como sua colaboração com arquitetos como Rino Levi e Lina Bo Bardi.

Confira aqui


► CCBB

No "CCBB em Casa" você encontrará as visitas mediadas de exposições online como "Egito Antigo - do Cotidiano à Eternidade", "Ivan Serpa - A Expressão do Concreto", “"Linhas da Vida", da artista Chiharu Shiota, e "Vaivém". São vídeos que explicam o contexto das produções e quem são os artistas autores das obras. Além disso, também há uma tour patrimonial pelos prédios do CCBB pelo Brasil, nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Confira aqui


► "CASTELO RÁ TIM BUM", MIS

Foto: Letícia Godoy (via assessoria MIS)

Em comemoração aos seus 50 anos, o MIS disponibilizou virtualmente uma de suas exposições de maior sucesso: Castelo Rá Tim Bum. Na mostra, é possível fazer uma tour virtual 360º pelos cômodos do castelo preferido da televisão brasileira.

Confira aqui


► "LUMINA", INSTITUTO TOMIE OHTAKE

É possível fazer uma tour guiada pela exposição "LUMINA", do Instituto Tomie Ohtake. A visita virtual em vídeo conta com a artista autora das obras, Mariana Palma.

Confira aqui


► MUSEU AFRO BRASIL

O Museu Afro Brasil apresenta seu acervo online por meio do Google Arts & Culture. São sete exposições virtuais sobre a cultura africana no Brasil, como “O Maracatu e o Guerreiro de Alagoas: Festividades Afro-Brasileiras”, que conta um pouco mais sobre o Maracatu. Já a exposição “Panos e Tapas” retrata os estilos e técnicas dos povos africanos.

Confira aqui


► MUSEU DO CAFÉ

Foto: Otavio Oliva / Shutterstock.com

O Museu do Café, em parceria com o Google Arts & Culture, exibe algumas exposições online na plataforma. São mostras como “Café Árabe, um símbolo de generosidade”, “Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café”, “Calixto: discurso do progresso e identidade paulista” e mais.

Confira aqui


MAM

O Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, também segue com uma coleção de exposições virtuais em 360º. Você pode conferir algumas das mostras em parceria com o Google Arts & Culture por aqui, ou pode fazer uma tour virtual por 10 exposições antigas do museu. São exposições como “Passado/Futuro/Presente: arte contemporânea brasileira no acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo”, “MAM 70: MAM e MAC USP”, “Oito décadas de abstração informal” e mais.

Confira aqui


MUSEU DO FUTEBOL

Foto: Jo Galvao / Shutterstock.com

O Museu do Futebol está com exposições online por meio da plataforma do Google Arts & Culture. São mostras como “Lea Campos, a primeira árbitra”, “A "Michael Jackson": os primeiros chutes”, “Mulheres, desobediência e resiliência”, “Visibilidade para o Futebol Feminino”, “Chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés” e muito mais.

Confira aqui


► MUSEU ÍNDIA VANUÍRE

No site do Museu Índia Vanuíre é possível conferir diversas exposições online que seguem a temática da cultura indígena. São mostras virtuais como “A Dança como representação da Cultura Terena na Terra Indígena Icatu”, “O Café e a História de Tupã, “Kaingang – O Povo da Floresta” e mais.

Confira aqui


► "NOT CANCELLED"

Foto: Eduardo Srur (via assessoria de imprensa - Avesani Comunicação)

Galerias de arte contemporâneas do Brasil se juntaram para montar uma mostra virtual chamada “NOT CANCELLED”. A cada semana, a programação e exposições mudam, então vale sempre checar as novidades. A mostra rola até o dia 8 de julho no site.

Confira aqui


► MUSEU FELÍCIA LEIRNER

Na campanha do Governo do Estado, #CulturaEmCasa, o Museu Felícia Leirner possui uma programação online intensa, que conta com tour virtual pelo museu e exposições digitais. São mostras de fotografia e sobre o museu.

Confira aqui


► "MUSEHUM – MUSEU DAS COMUNICAÇÕES E HUMANIDADES", OI FUTURO

Foto: Reprodução (via assessoria Oi Futuro)

O Oi Futuro disponibilizou o Acervo Online "MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades". Trata-se de uma plataforma digital que expõe mais de 3.800 itens inéditos de sua coleção, entre fotografias históricas, objetos e documentos. A maioria das peças apresentadas no museu digital será vista pela primeira vez pelo público já que não integram a exposição permanente do Museu das Comunicações e Humanidades.

Confira aqui


► "#GALTAKEOVER"

A cada semana um artista toma conta do Instagram da GAL Galeria e traz um pouco de suas obras e discussões para o público. Desde o lançamento do projeto, artistas como Alisson Damasceno, Marina Tasca, Aruan Mattos & Flavia Regaldo e Carolina Botura compartilharam suas inspirações, processos criativos, colaborações e trabalhos produzidos em diversas mídias. O projeto segue até outubro - outros 18 artistas de Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Londres assumirão as postagens nas redes da GA.

Confira aqui

Por Lidia Capitani

Atualizado em 4 Jul 2020.