Guia da Semana

Cozinha para quem não sabe cozinhar. É esse o lema do Cozinha para 2, um canal criado por Carol Thomé e Duca Mendes, com vídeos semanais de receitas, realizados pelo casal que se propôs a ensinar jovens casados ou solteiros a se virarem na cozinha.

A ideia, que parece simples, deu muito certo. O projeto foi lançado em outubro de 2012 e começou com a dificuldade dos realizadores de encontrar receitas na web que fossem realmente simples, com poucos ingredientes, rápidas e, de preferência, que utilizassem o forno ou o micro-ondas.

A situação é tão comum para jovens que moram sozinhos que a ideia logo conquistou muita gente, hoje o canal possui mais de 100 mil inscritos que acompanham fielmente os vídeos de receitas. Os vídeos geralmente tem um minuto de duração e, pelo fato de não terem diálogos, a linguagem do programa se torna global.

Com quase três milhões de acessos, o casal agora se prepara para uma nova fase: o lançamento de um livro. A publicação chega em maio e traz histórias do casal e 50 receitas que seguem o padrão do canal no YouTube: simples e rápidas.

Para saber mais sobre o lançamento da obra e sobre o segredo do sucesso do Cozinha para 2, o Guia da Semana conversou com Carol Thomé, criadora do projeto ao lado de seu parceiro de vida e trabalho Duca Mendes. Confira o bate-papo:

- O que podemos esperar do livro? Será um livro com receitas?
Será um livro com histórias do casal relacionadas a cada receita. São 50 receitas sem fogão, sem complicação. Tudo é superfofo, as fotos, as cores e, em especial, as ilustrações feitas pela Carol Rocha que tem um trabalho lindo e que tem tudo a ver com o nosso.

- Como surgiu a ideia do canal no Youtube?
Eu e o Duca temos uma produtora de vídeos e compramos uma câmera. Para testá-la, resolvemos gravar uma receita e postamos no YouTube. Daí em diante não paramos mais e em um ano o canal cresceu muito e hoje tem mais de 3 milhōes de visualizaçōes e 100 mil inscritos, o que faz dele um dos maiores canais de culinária do YouTube no Brasil.

- Por que vocês acham que as pessoas estão cada vez mais interessadas em ir para a cozinha?
Eu não sei se as pessoas estão cada vez mais interessadas em ir para a cozinha. Conheço mais pessoas que não sabem e não gostam de cozinhar do que as que sabem e gostam. O CP2 foi feito para quem gosta e para quem não gosta (risos).

- Com tantos canais de gastronomia, o que vocês acham que é necessário para se destacar?
Se a gente tivesse uma "fórmula" criaríamos mais 10 canais! (risos) Acho que é preciso fazer algo com amor e verdade. É clichê, mas funciona de alguma forma.

- O que uma receita precisa ter para ser escolhida pelo Cozinha para 2?
Para fazer parte do nosso "menu", a receita precisa ser fácil, gostosa e sem fogão. Não temos fogão em casa.

- Qual receita fez mais sucesso até hoje?
Não sei qual fez mais sucesso, mas os "hits" do canal são Cupcake de Omelete com Bacon e Mousse Kit Kat.

- Quais são os planos daqui para frente? Além da conquista do lançamento do livro, há algum projeto em mente?
Estamos no GNT e temos planos para lançar outros formatos de programas.

- Você poderia citar três lugares que gostam de frequentar em São Paulo?
Z Carniceria - Lá tem a Coxinha da Dadá, a melhor que já comemos.
Zena – O melhor gnocchi.
Sujinho - Comida excelente até altas horas.

Por Marina Marques

Atualizado em 28 Mai 2014.