Guia da Semana

2014 vem sendo marcado por um equilíbrio interessante entre superproduções e produções independentes, provocativas e autorais. Além da animação, que começou o ano com força, e dos dramas de novos diretores nacionais, a ficção científica também vem em alta, seja voltada para o público adolescente, com adaptações literárias, seja para o adulto.

Nesta lista, o Guia da Semana considerou filmes que estrearam no Brasil em 2014, mesmo que tenham sido produzidos no ano passado.

Confira os filmes mais marcantes que estrearam em 2014:

Frozen - Uma Aventura Congelante

A animação vencedora do Oscar trouxe mudanças radicais em relação aos filmes clássicos da Disney, ao mesmo tempo em que se reaproximou deles. Em “Frozen”, as protagonistas são duas princesas, irmãs, e o objetivo de uma é salvar a outra – como um herói que salva a donzela, mas sem o pressuposto do romance. Além de revolucionário, o filme é engraçado e empolgante, para todas as idades e gêneros. Leia a crítica do filme.

Ninfomaníaca - Partes 1 e 2

É impossível pensar em “Ninfomaníaca” sem levar em conta as duas partes – divididas apenas para facilitar a distribuição. O filme do polêmico Lars Von Trier é narrado por Joe (Charlotte Gainsbourg), uma mulher viciada em sexo desde a infância. Apesar de explícito, o longa escapa dos rótulos de “erótico” ou “pornográfico” ao associar um discurso reflexivo e inusitado sobre cada experiência de Joe. A jornada se desenvolve numa espécie de thriller, onde todos os desfechos possíveis são trágicos. Leia a crítica da Parte 1. Leia a crítica da Parte 2.

Uma Aventura Lego

O universo dos brinquedos de construção chegou aos cinemas com um visual estonteante que mistura stop-motion e computação gráfica. Com uma trama que parece simples, o filme animado oferece diversão garantida e uma reflexão inesperada sobre o ato de brincar. Por isso, “Uma Aventura Lego” está entre os melhores filmes do ano. Leia a crítica do filme.

Ela

Um homem se apaixona por um sistema de computador, que tem nome, voz e personalidade. O que isso nos diz sobre nossa própria natureza? Como definir o amor, a amizade, o humano e a máquina quando tudo começa a se misturar? Com um visual anti-futurista e bastante natural, Spike Jonze traz estas questões à nossa realidade e nos faz pensar. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original. Leia a crítica do filme.

Hoje eu quero voltar sozinho

Versão atualizada e estendida do curta-metragem “Eu não quero voltar sozinho”, de 2010, “Hoje eu Quero...” conta a história de Leo (Guilherme Lobo, excepcional), um adolescente cego que começa a questionar a superproteção dos pais ao mesmo tempo em que descobre uma paixão inesperada pelo novo aluno da escola. Delicado, o filme evita estereótipos e trata os dilemas com naturalidade, preferindo discutir a dificuldade que todos enfrentamos para crescer. Leia a crítica do filme.

Sob a Pele


Numa adaptação bem livre e sinistra do livro de Michel Faber, "Sob a Pele" traz Scarlett Johansson no papel de uma silenciosa e perigosa alienígena, disfarçada no corpo de uma mulher. Sua missão é seduzir os homens numa vila da Escócia e levá-los até uma casa, onde eles terão seus corpos totalmente destruídos, sobrando apenas a pele. Ao viver algumas situações-chave, ela tem sua curiosidade atiçada e se afasta de seu trabalho para tentar entender mais sobre os humanos. Leia a crítica do filme.

O Lobo Atrás da Porta


Sylvia vai buscar sua filha na creche, quando descobre que a menina já foi levada por outra mulher. Na delegacia, ela, seu marido e a amante dele são interrogados e recontam suas versões da história, revelando relações que evoluíram até se tornarem perigosas. Leia a crítica do filme.

Como Treinar o Seu Dragão 2


Depois de provar ao povo de Berk que os dragões podem ser amigos dos homens, Soluço agora vê sua aldeia cheia deles, vivendo em harmonia. A paz, porém, é ameaçada quando ele e Astrid descobrem que um lendário caçador está reunindo um exército e quer roubar seus dragões. Leia a crítica do filme.

Planeta dos Macacos: O Confronto

O segundo filme da nova saga se passa dez anos após os eventos de "Planeta dos Macacos: A Origem". Agora, os humanos estão lutando para sobreviver após terem sido dizimados por um vírus, enquanto os macacos prosperam numa comunidade liderada por Caesar. Leia a crítica do filme.

Guardiões da Galáxia

“Guardiões da Galáxia” é a nova aventura inspirada nos quadrinhos da Marvel – ela se passa no mesmo universo dos Vingadores, mas em mundos muito, muito, distantes. Chris Pratt é Peter Quill ou o caçador de recompensas Star Lord: humano, abduzido quando criança, ele carrega consigo uma inseparável fita K7 e percorre o universo atrás dos objetos mais desejados por bons pagadores. Um desses objetos é o Orb, uma pedra que pode destruir um planeta inteiro se cair em mãos erradas. Junto com Gamorra, Rocket, Groot e Drax, Quill tentará fazer a coisa certa, mesmo que por caminhos errados. Leia a crítica do filme.

Lucy


Lucy (Scarlett Johansson) era uma garota normal, americana, que estudava em Taiwan e namorava nas horas vagas. O problema é que ela se envolveu com o homem errado e acabou arrastada para um esquema de tráfico de drogas. Feita de mula, ela tem uma superdroga costurada ao seu corpo, que acaba estourando. Quando isso acontece, seu cérebro começa a evoluir numa velocidade alucinante, atingindo 100% de seu potencial. Leia a crítica do filme.

Mesmo se Nada Der Certo

À primeira vista, "Mesmo se Nada Der Certo" pode se passar por uma comédia romântica, com Keira Knightley e Mark Ruffalo se encontrando quando tudo parece ter dado errado. Mas não é: o filme de John Carney, assim como seu sucesso indie anterior ("Apenas Uma Vez"), fala de música mais do que de amor. Seus personagens vivem de música e veem o mundo como uma grande inspiração, ou um grande concerto. Pedida certa para quem quer fugir do óbvio e pensar arte como parte do cotidiano. Leia a crítica do filme.

Garota Exemplar

Adaptação do livro de Gillian Flynn, "Garota Exemplar" mostra o retorno de David Fincher ao seu melhor gênero, o suspense. Ben Affleck interpreta um marido suspeito de ter matado a esposa (Rosamunde Pike), depois que ela desaparece no dia de seu aniversário de casamento. Leia a crítica do filme.

Os Boxtrolls

A animação em stop-motion “Os Boxtrolls” merece entrar nesta lista por representar o trabalho artesanal que, com muito custo, resiste às pressões da indústria cinematográfica. Com bonecos e cenários feitos à mão, o filme adapta a história do livro infantil “A Gente é Monstro!” e, com muita inocência e respeito às diferenças, mostra um mundo onde criaturas do subterrâneo superam seus medos para vencer um homem cruel e ambicioso. Leia a crítica do filme.

Interestelar

A nova superprodução de Christopher Nolan, escrita por ele e pelo irmão Jonathan, mostra o planeta à beira do colapso, quando a comida está acabando e as plantações não resistem à aridez e às tempestades de areia. Em meio a esse cenário, um grupo de cientistas decide enviar uma nave ao espaço, planejando atravessar um buraco de minhoca para procurar um planeta habitável em outra galáxia. Leia a crítica do filme.

Uma Viagem Extraordinária

Depois de perder o irmão num acidente traumatizante, o pequeno e inteligente T. S. Spivet aproveita o convite de uma universidade para fugir de casa. Ao atravessar o país para receber um prêmio científico, ele aproveita a solidão para pensar sobre tudo o que aconteceu. Leia a crítica do filme.

Homens, Mulheres e Filhos

Com a acidez que sempre emprega em seus filmes, Jason Reitman volta sua câmera para a questão da internet e mostra, em seis histórias cruzadas, como a liberdade supostamente proporcionada pelo computador influencia as relações familiares entre pais e filhos adolescentes. Leia a crítica do filme.

Mommy

O novo filme de Xavier Dolan apresenta Steve, um jovem com problemas de comportamento que volta a viver com a mãe, viúva, depois de ser expulso de uma escola interna. A relação violenta dos dois encontra alívio quando a vizinha, doce e tímida, decide se aproximar. Leia a crítica do filme.

O Abutre

Lou Bloom (Jake Gyllenhaal), que ganha a vida vendendo objetos roubados, procura uma oportunidade para trabalhar num emprego formal. Quando descobre o trabalho dos cinegrafistas noturnos, que perseguem acidentes e crimes para vender imagens aos telejornais, ele finalmente encontra sua vocação. Leia a crítica do filme.

Operação Big Hero

Baseado em personagens dos quadrinhos da Marvel, “Operação Big Hero” é a primeira aventura de super-heróis da Walt Disney. Hiro é um garoto superinteligente que adora criar robôs de batalha. Depois de sofrer uma tragédia e ter seus planos abalados, ele decide transformar a si mesmo, aos amigos e um robô-enfermeiro em heróis com poderes tecnológicos. Leia a crítica do filme.

Relatos Selvagens

Seis histórias curtas compõem este retrato argentino do lado mais selvagem de todos nós. Seja por um casamento destruído ou pela burocracia do Estado, os personagens de "Relatos Selvagens" chegam ao limite e decidem não tolerar mais nenhuma injustiça - mesmo que isso signifique perder totalmente a linha. Leia a crítica do filme.

Por Juliana Varella

Atualizado em 29 Jul 2015.